Como saber se a Receita Federal depositou minha restituição?

O valor será depositado na conta bancária informada pelo contribuinte; entenda

O pagamento do lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de outubro começou nesta terça-feira (31).

O valor será depositado na conta bancária informada pelo contribuinte, podendo ser feito de forma direta ou por meio da indicação de chave PIX.

Flickr

Se, por algum motivo, o crédito não for depositado, os valores da restituição ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.

O cidadão pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento BB pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Marcello Casal JrAgência Brasil - 21/03/2019

Saiba tudo sobre Imposto de Renda:

Fernanda Capelli

Os lotes regulares de 2023 foram concluídos com o pagamento do quinto e último lote em setembro.

Os lotes residuais de restituição, por sua vez, são pagos após o encerramento dos lotes regulares e abrangem restituições processadas posteriormente, devido a retificações ou outras correções na declaração.

Luciano Rocha

Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

Se o contribuinte não resgatar o valor da restituição dentro do prazo de 1 ano, ele deverá solicitar o pagamento pelo Portal e-CAC, disponível no site da RF. Para fazer isso, basta acessar o menu Declarações e Demonstrativos no Meu Imposto de Renda e clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Lorena Amaro

Novidades

A declaração deste ano teve novidades relativas à restituição. Quem optou por receber a restituição via Pix ou usar a declaração pré-preenchida receberá o valor mais rapidamente, sempre respeitando as prioridades legais. Em relação ao Pix, no entanto, a novidade só vale para quem declarar a chave do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no campo de pagamento da restituição.

Fique por dentro das notícias e acompanhe mais conteúdos do iG Economia

pixbay

Veja mais Top Stories