Desenrola: como se cadastrar em nova fase para renegociação de dívidas

O governo federal lança nesta segunda-feira (9) a plataforma que será usada para renegociar dívidas do programa Desenrola Brasil.

Quem pode renegociar?

Nesta etapa, serão renegociadas dívidas de pessoas com renda de até dois salários mínimos ou que estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que tenham dívidas de até R$ 5 mil.

José Cruz/ Agência Brasil

O consumidor precisa ter cadastro na rede "gov.br" com nível prata ou ouro

A medida, segundo o Ministério da Fazenda, é pela segurança dos devedores.

MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

Como se cadastrar:

Acesse o site do governo; Selecione a opção "entrar com gov.br” Digite seu CPF e clique em “continuar”; Leia, aceite os termos e clique em "Continuar";

Luciano Rodrigues

Depois disso, selecione um dos bancos para criar a conta ou clique em "Tentar de outra forma", caso você não possua conta em banco ou não queira utilizá-la;

Preencha o formulário com seus dados, que podem ser validados na Receita Federal ou no INSS. O cadastro também pode ser realizado em uma Agência do INSS ou nos postos do Senatran. Esse formulário, no entanto, só permite o nível Bronze (veja abaixo como aumentar o nível da conta gov.br).

Portal EdiCase

Por fim, a plataforma vai enviar um código, que pode ser recebido via e-mail ou celular

Digite o código no local indicado e crie uma senha que atenda os critérios exigidos. Pronto, sua conta gov.br estará criada.

FreePik

Como funcionará a renegociação?

Os interessados terão descontos na renegociação e poderão pagar o débito à vista ou em até 60 meses, com juros de até 1,99% ao mês.

Luciano Rocha

Além disso, a Pasta ainda reforça que a renegociação de dívidas somente poderá ser feita por meio do site desenrola.gov.br.

Veja no link abaixo como aumentar o nível da sua conta gov.br!

Divulgação

Desenrola: veja se vale a pena aderir ao programa e negociar dívidas

pixbay

Fique por dentro das notícias e acompanhe mais conteúdos do iG Economia

Estoa Research

Veja mais Top Stories