A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quarta-feira (20) a redução das suas taxas de juros após o corte de 0,5 ponto percentual na taxa Selic
, promovido pelo Comitê de política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), também nesta quarta.
O banco reduziu a taxa média de juro do crédito consignado de 1,61% para 1,55% e os juros de capital de giro a micro e pequenas empresas caíram 0,22 ponto percentual, para 0,99% ao mês. Os novos valores passam a valer já nesta quinta-feira (21).
Além disso, as pequenas empresas terão prazo de até 60 meses para pagamento e carência de seis meses, dependendo da modalidade.
Os recursos podem ser utilizados para compra de estoque, adequação do fluxo de caixa, pagamento do 13º, entre outras necessidades.
Médias e grandes empresas também sentirão os efeitos dos juros mais baixos do banco. As linhas de capital de giro Crédito Especial Empresa, tanto para investimentos quanto para utilização em demais necessidades da empresa, também caíram.
A presidente do banco, Rita Serrano, disse nas redes sociais que a Caixa segue "cumprindo seu papel, impulsionando a economia e impactando positivamente a geração de empregos e o desenvolvimento social do país."
Ótimas notícias! Com a redução da SELIC pelo COPOM, a CAIXA está diminuindo pela segunda vez consecutiva suas taxas de juros nas linhas de crédito.
— Rita Serrano (@ritaserranoofc) September 20, 2023
A partir de amanhã, 21 de setembro, o banco irá garantir novas oportunidades e taxas de juros ainda mais baixas. Esse é um passo… pic.twitter.com/KekGfaAbwB
O Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira (20) a redução da taxa básica de juros (Selic) de 13,25% para 12,75%, menor patamar em 16 meses. Esta é a segunda queda consecutiva no índice em 0,5 ponto percentual.
Em agosto, o BC realizou o primeiro corte na taxa em três anos - de 13,75% a 13,25%. Antes disso, a última queda havia sido em agosto de 2020. Na última reunião, a ata já havia sinalizado que manteria o ritmo de queda.