Arcabouço fiscal: líderes se reúnem hoje e votação pode ser amanhã

Líderes partidários da Câmara dos Deputados devem realizar as últimas discussões sobre as alterações do Senado no texto na noite desta segunda

Arcabouço fiscal deve ser votado pela Câmara nesta semana
Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil - 22/05/2023
Arcabouço fiscal deve ser votado pela Câmara nesta semana

Líderes partidários da Câmara dos Deputados se reúnem nesta segunda-feira (21) com técnicos do Ministério da Fazenda para discutir os últimos pontos sobre o arcabouço fiscal . A reunião acontece às 19h (horário de Brasília), na Residência Oficial da Presidência da Câmara.

Aprovada na Câmara  no final de maio, a  nova regra fiscal foi aprovada no Senado quase um mês depois, mas sofreu algumas alterações. São essas mudanças que precisam ser analisadas e votadas pelos deputados para, então, o texto ir à sanção presidencial.

Na reunião desta segunda-feira, os líderes devem discutir essas alterações do Senado, fazer acordos e organizar o calendário de votação. Na última semana, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), havia dito que  é possível que a votação do texto aconteça no plenário da Casa nesta terça-feira (22).

Desentendimento com Haddad

A reunião de líderes deveria ter acontecido na última segunda-feira (14), o que poderia ter acelerado a aprovação do arcabouço fiscal, mas uma fala do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, causou desentendimento entre ele e os deputados.

Em entrevista, o ministro disse que a Câmara tem "muito poder" , o que incomodou deputados. Segundo Lira, que rebateu a fala de Haddad, "não havia clima" para que a reunião fosse feita e para que o texto fosse votado na última semana.

"Ficamos surpresos. Eu acho que foi inapropriado. Talvez um relaxamento excessivo do ministro em uma entrevista", declarou o presidente da Câmara na última semana.