Não recebi a restituição do IRPF; caí na malha fina? Entenda

Restituição do IRPF

A Receita Federal começou a pagar em maio a restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e, mensalmente, libera um novo lote de pagamentos. Quem caiu na malha fina não recebe a restituição enquanto não corrigir as falhas junto ao órgão. Isso não significa, porém, que todas as pessoas que ainda não receberam a restituição caíram na malha fina.

shutterstock

Ainda há mais lotes de restituição

Dois lotes ainda vão contemplar pessoas que realizaram a declaração do IRPF, um deles liberado em 31 de agosto e outro em 29 de setembro. Isso significa que quem não recebeu ainda pode ter o pagamento liberado nos próximos meses.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Será que caí na malha fina?

Para algumas pessoas, não ter recebido a restituição pode, sim, significar que a declaração foi parar na malha fina. Isso pode acontecer por diversos motivos, como erros de digitação, informações equivocadas ou omissão de rendimentos. Para consultar, é necessário acessar o portal e-CAC.

Pixabay

Como saber se caí na malha fina?

Para descobrir, clique no link abaixo, faça login e clique em "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)". Na seção "Processamento" ou "Serviços do IRPF", clique em "Pendências de malha". Se a informação exibida for "Em Fila de Restituição", está tudo certo com sua declaração e a restituição cairá em um dos lotes futuros. Se a declaração tiver caído na malha fina, o sistema mostrará o motivo e, em alguns casos, é possível enviar uma declaração retificadora; em outros, é necessário apresentar documentos que comprovem as informações declaradas.

Pixabay

Veja quando e como consultar o próximo lote de restituição do IRPF!

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Fique por dentro das notícias e acompanhe mais conteúdos do iG Economia!

ig

Veja mais Top Stories