Bolsa Família: como saber se o meu benefício foi cortado?

Benefício está passando por um pente-fino para retirar irregularidades

O governo cortou 934 mil beneficiários do Bolsa Família por irregularidades.

A maioria dos cortes vem de pessoas que alegavam que viviam sozinhas durante o Auxílio Brasil de Jair Bolsonaro. O benefício pode ser cancelado em três casos: inconsistências cadastrais, falta de atualização de dados e fim da Regra de Emancipação do Auxílio Brasil

Reprodução

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome quem teve o benefício cancelado será informado por mensagem no extrato bancário.

Além disso, é possível consultar a situação do benefício no aplicativo do Bolsa Família, que está disponível para Android e IOS.

Foto%3A MDAS/Divulgação

Se o cidadão estiver dentro dos critérios para continuar no programa, porém o auxílio tenha sido interrompido devido à ausência de atualização cadastral ou ao não cumprimento das exigências de saúde e educação, é necessário que a pessoa visite o centro de assistência do Bolsa Família e do CadÚnico (Cadastro Único) onde se inscreveu, a fim de regularizar a situação.

Lula Marques/Agência Brasil

Bolsa Família será pago em dez dias; veja quando você recebe

Divulgação/Governo Federal

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) continua sendo o requisito para acessar o programa, e é possível fazer um pré-cadastro por meio do aplicativo do CadÚnico, seguido de comparecimento ao CRAS mais próximo

As novas diretrizes estabelecem os processos para inclusão e recebimento do benefício social, incluindo a emissão de um cartão para saque mensal pelos responsáveis familiares.

Fabiano Rocha/Agência O Globo

O cidadão pode consultar mais informações das seguintes maneiras:

No aplicativo Caixa Tem; Por meio de atendimento em agências da Caixa Econômica Federal; Ou nos telefones 111 ou 121 (Ministério do Desenvolvimento Social); No aplicativo Bolsa Família.

Tomaz Silva/Agência Brasil

Fique por dentro das notícias e acompanhe mais conteúdos do iG Economia

pixbay

Veja mais Top Stories