14º salário do INSS vai existir em 2023? Saiba como anda o projeto

O PL 4367/2020 pretendia criar, de forma excepcional para os anos de 2020 e 2021, um 14º salário para os aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social, na forma estabelecida nesta lei.

O projeto foi apresentado em agosto de 2020 pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT). A ideia original era oferecer um apoio financeiro adicional durante a crise gerada pela pandemia de Covid-19.

No entanto, em junho de 2022, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), retirou a proposta de pauta e designou o texto para ser analisado por uma Comissão Especial, reiniciando o processo de tramitação do projeto.

Lula Marques/ Agência Brasil

O projeto pretendia conceder um 14º salário aos aposentados e pensionistas que recebem até dois salários mínimos anualmente.

Para os beneficiários que recebem valores acima desse limite, o abono extra seria composto por um salário mínimo básico e uma parcela adicional, proporcional à diferença entre o valor do salário mínimo vigente e o teto do regime geral da previdência social, que era de R$ 7.087,22 na época. No entanto, o valor total do abono não poderia ultrapassar dois salários mínimos.

Gabriel Madureira

O PL estava tramitando em caráter conclusivo, ou seja, se a proposta fosse aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) seguiria diretamente para o Senado, sem passar pelo plenário da Câmara

Uma vez aprovado no Senado, bastaria a sanção do presidente da República.

Marcos Oliveira/Agência Senado

Somente após o projeto seguir para votação na Câmara dos Deputados e, se caso for aprovado, encaminhado ao Senado Federal para análise e aprovação e depois receber a assinatura do presidente da República que o 14º salário poderá ser concedido.

Lorena Amaro

A proposta não foi objeto de campanha do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) e nem foi citada na reforma tributária.

Além disso, o orçamento anual não prevê a verba necessária para cobrir esse pagamento extra ainda em 2023, apesar de já ser assegurado o pagamento do 13º salário para os beneficiários do INSS.

Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse em entrevista ao jornal O GLOBO que o 14º salário para aposentados e pensionistas é de difícil execução, por conta do peso orçamentário. O projeto de pagar um vencimento extra aos aposentados tramita no Congresso Nacional.

"O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo porque senão o governo não aguenta", afirmou.

Valter Campanato/Agência Brasil - 10/10/2018

14º salário do INSS é 'peso muito alto', diz ministro da Previdência

Patrícia Aiello

Fique por dentro das notícias e acompanhe mais conteúdos do iG Economia

pixbay

Veja mais Top Stories