Finanças pessoais: 3 dicas essenciais para cortar gastos no dia a dia

Como cortar gastos?

Além de muita disciplina e foco, algumas dicas de especialistas podem te ajudar a cortar gastos simples no dia a dia, fazendo com que sobre dinheiro no final do mês para guardar ou investir. A seguir, confira três conselhos da educadora financeira Luciana Ikedo.

Unsplash/Braño

1. Se organize

O primeiro passo para conseguir cortar gastos é conhecer cada uma das suas despesas. Luciana orienta que as pessoas anotem todos os seus gastos e os dividam em quatro categorias: gastos essenciais fixos, como aluguel; gastos essenciais variáveis, como a conta de energia, cujo preço varia ao longo do ano; gastos não essenciais fixos, como assinatura de streaming ou TV a cabo; e gastos não essenciais variáveis, como despesas com roupas, restaurantes e delivery.

Luciano Rocha

2. Analise o que pode ser cortado

Luciana orienta que as pessoas façam um "pente fino" nas despesas listadas, sobretudo nas não essenciais fixas. Se você gasta todos os meses com uma plataforma de streaming que nem usa mais, por exemplo, é hora de cancelar a assinatura. Nos gastos não essenciais variáveis, também dá para procurar itens a serem cortados, como saídas em restaurantes, roupas, acessórios e outros gastos supérfluos.

Unsplash/Towfiqu barbhuiya

3. Faça essas duas perguntas

Além de organizar as contas do mês, também é importante ter disciplina nos gastos não essenciais do dia a dia, como roupas, acessórios, saídas com amigos, o iFood no dia em que a preguiça bate ou o Uber no fim daquele dia cansativo. Nesses casos, Luciana orienta que duas perguntas sempre sejam feitas antes de gastar: Essa despesa cabe no meu orçamento? Essa despesa me faz feliz? "Se as duas respostas forem sim, gaste sem culpa. Ao contrário disso, se for algo que não te faz feliz ou que não cabe no seu bolso, corte sem dó", aconselha a especialista.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Quer saber mais?

Confira abaixo as dicas completas da especialista!

FreePik/katemangostar

Fique por dentro das notícias e acompanhe mais conteúdos do iG Economia!

ig

Veja mais Top Stories