O segundo lote de restituição será pago no dia 30 de junho, de acordo com o calendário divulgado pela Receita Federal. A lista de contribuintes beneficiados nesse lote já foi liberada.
1º lote: consulta em 24 de maio, pagamento em 31 de maio. 2º lote: consulta em 23 de junho, pagamento em 30 de junho. 3º lote: consulta em 24 de julho, pagamento em 31 de julho. 4º lote: consulta em 24 de agosto, pagamento em 31 de agosto. 5º lote: consulta em 22 de setembro, pagamento em 29 de setembro.
Para saber se está neste lote, é necessário acessar a página de restituição no site da Receita Federal e preencher os dados solicitados. A consulta também pode ser feita através do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para Android e para iOS .
Quem optou por receber a restituição via Pix ou usar a declaração pré-preenchida receberá o valor mais rapidamente, sempre respeitando as prioridades legais. Em relação ao Pix, no entanto, a novidade só vale para quem declarar a chave do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no campo de pagamento da restituição.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada, os valores ficarão disponíveis por até um ano no Banco do Brasil.