Restituição do Imposto de Renda: veja como fazer consulta ao segundo lote

O segundo lote de restituição será pago no dia 30 de junho, de acordo com o calendário divulgado pela Receita Federal. A lista de contribuintes beneficiados nesse lote já foi liberada.

Este ano, as restituições do IRPF foram divididas em cinco lotes, sendo que o primeiro já foi liberado em 31 de maio. Ao todo, 5.138.476 contribuintes receberão R$ 7,5 bilhões. Todo o valor, informou o Fisco, irá para contribuintes com prioridade no reembolso.

Marcello Casal JrAgência Brasil - 21/03/2019

Confira as datas previstas da abertura da consulta e pagamento em cada lote:

1º lote: consulta em 24 de maio, pagamento em 31 de maio. 2º lote: consulta em 23 de junho, pagamento em 30 de junho. 3º lote: consulta em 24 de julho, pagamento em 31 de julho. 4º lote: consulta em 24 de agosto, pagamento em 31 de agosto. 5º lote: consulta em 22 de setembro, pagamento em 29 de setembro.

FreePik

Como consultar?

Para saber se está neste lote, é necessário acessar a página de restituição no site da Receita Federal e preencher os dados solicitados. A consulta também pode ser feita através do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para Android e para iOS .

Redação 1Bilhão

O pagamento da restituição será efetuado pelo pix ou na conta bancária indicada pelo contribuinte durante a declaração. Caso haja algum contratempo e o crédito não seja realizado, é possível reagendar o pagamento de forma simples e ágil por meio do Portal do Banco do Brasil.

Reprodução%3A Flipar

Veja tudo sobre Imposto de Renda:

Luciano Rocha

Novidades

Quem optou por receber a restituição via Pix ou usar a declaração pré-preenchida receberá o valor mais rapidamente, sempre respeitando as prioridades legais. Em relação ao Pix, no entanto, a novidade só vale para quem declarar a chave do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no campo de pagamento da restituição.

Lorena Amaro

Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada, os valores ficarão disponíveis por até um ano no Banco do Brasil.

Getty Images

Fique por dentro das notícias e acompanhe mais conteúdos do iG Economia

pixbay

Veja mais Top Stories