A Receita Federal realiza uma análise minuciosa, conhecida como malha fina, das declarações que apresentam inconsistências de informações.
De acordo com o órgão, anualmente de 5% a 7% das declarações entregues são selecionadas para esse processo.
Esta semana marca o início do período de restituição do IR. Se você chegou a consultar se receberia no primeiro lote e se deparou com a frase “em fila de restituição”, isso significa que o seu informe já foi processado pela Receita Federal.
De acordo com o órgão, anualmente de 5% a 7% das declarações entregues são selecionadas para esse processo.
Para verificar se você foi retido na malha fina da Declaração do Imposto de Renda (IR) 2023, basta acessar o portal do e-CAC (Centro de Atendimento Virtual) e selecionar a opção "pendências de malha" nas abas "processamento" ou "Serviços do IRPF". A Receita Federal também informará o motivo da retenção e o erro encontrado na declaração.
Caso o erro seja apenas no preenchimento ou na falta de informação, basta enviar uma declaração retificadora. Se a mensagem exibida for "Em Fila de Restituição", é necessário aguardar, pois isso indica que a declaração foi processada, mas a restituição ainda não foi disponibilizada. O próximo lote de pagamento estará disponível para consulta até o dia 23 de junho.
Os problemas variam desde erros de digitação até valores informados incorretamente ou omitidos ao preencher as fichas do Imposto de Renda. Se alguma divergência for encontrada entre as informações declaradas, a declaração será retida, ou seja, estará na malha fina. É importante lembrar que a restituição não será recebida enquanto a declaração estiver retida.
A restituição é, basicamente, uma iniciativa da Receita Federal de devolver valores excedentes pagos pelo contribuinte em sua declaração. Existe uma fila preferencial e certas regras a serem cumpridas: 246.013 idosos acima de 80 anos; 2.464.031 entre 60 e 79 anos; 163.859 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; 1.052.002 cuja maior fonte de renda seja o magistério
1º lote: 31 de maio 2º lote: 30 de junho 3º lote: 31 de julho 4º lote: 31 de agosto 5º lote: 29 de setembro.