Veja como consultar pendências na declaração do Imposto de Renda

A Receita Federal já recebeu 33,3 milhões de declaração do IRPF, cujo prazo para envio termina nesta quarta-feira (31). Mas, só entregar o documento não adianta, se houverem erros na prestação de contas, será necessário retificar.

Para facilitar, a Receita disponibiliza uma maneira de consultar possíveis erros na declaração

Para consultar, o contribuinte precisa acessar o portal e-CAC no dia seguinte ao envio do documento, já que a apuração das informações é feita na noite em que o contribuinte encaminha a declaração.

Reprodução%3A ACidade ON

Passo a Passo

Vale ressaltar que, para conseguir consultar, será necessário obter nível "ouro" na sua conta gov.br. Depois disso, faça o login, vá na opção "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRF)" e clique na aba "Processamento".

MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Na próxima página, a Receita já informa qual o status da declaração

Se houverem pendências, o status será "Com pendências". Se estiver como "Processada", clique na palavra e saiba se você tem imposto a pagar ou restituição a receber.

Lorena Amaro

Se houverem pendências, clique no item "Pendências de Malha"

Nesta etapa, será informado o motivo do erro. O contribuinte precisa corrigir e enviar uma declaração retificadora. Até 31 de maio, às 23h59, é possível enviar a retificadora e alterar o modelo de tributação.

Luciano Rocha

Se aparecer a mensagem "Processada", a declaração ainda pode cair na malha fin.

Por isso, é importante consultar o item "Pendências de Malha". Em média, cerca de 5% das declarações caem na pente-fino da Receita.

Agência Brasil

Enviou a declaração de Imposto de Renda com erros? Veja como corrigir

Fernanda Capelli

Fique por dentro das notícias e acompanhe mais conteúdos do iG Economia

pixbay

Veja mais Top Stories