Deixou para última hora? Veja dicas de como declarar o IR rápido

O prazo para enviar a declaração ao Fisco termina no dia 31 de maio

Primeiro, certifique-se de que, de fato, você precisa declarar

Devem declarar o Imposto de Renda em 2023 todos aqueles que: receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022. Além destes, aqueles que obtiveram, no ano de 2022, receita bruta proveniente de atividade rural superior a R$ 142.798,50. Quem vendeu bem e obteve lucro também precisa declarar.

Agência Brasil

Para acelerar o processo, saiba obter a declaração pré-preenchida

Com a declaração pré-preenchida, as informações à disposição da Receita Federal são importadas diretamente para a declaração, por exemplo, as informações de rendimentos pagos por empresas e outras pessoas, as despesas médicas informadas por estabelecimentos médicos e o histórico de bens e direitos das declarações de anos anteriores.

Fernanda Capelli

Como conseguir a declaração pré-prenchida

O modelo pré-preenchido está disponível em todas as plataformas da Receita Federal: programa IRPF para computador, aplicativo Meu Imposto de Renda para tablets e celulares e sistema e-CAC. Basta selecionar a opção "Iniciar declaração a partir da pré-preenchida" na tela de abertura e fazer o login GOV.BR.

Fernanda Capelli

Outro ponto importante é garantir que todas as informações sobre seus bens e direitos sejam preenchidas corretamente

Muitos contribuintes acabam se esquecendo de incluir esses detalhes em suas declarações, mas é fundamental para que o órgão fiscalizador tenha conhecimento de seu patrimônio e possa verificar a coerência entre suas receitas e despesas declaradas.

Fernanda Capelli

A declaração pode ser preenchida pelo programa da Receita, Federal, mas também pelo aplicativo, site ou portal e-cac

Ao abrir o programa e clicar no botão "Nova" no menu à esquerda, no alto, você pode escolher entre três opções: Importar dados da declaração de 2022; Usar a ferramenta de pré-preenchimento; Começar o preenchimento do zero.

Marcello Casal JrAgência Brasil - 21/03/2019

Optando pela declaração pré-preenchida, voc~e pula a etapa de identificação e parte direto para a declaração. Nesta etapa, é findamental reunir os documentos para anexar as informações

Entre os principais, estão: RG, CPF, certidão de nascimento e título de eleitor, cópia da última declaração de IR que foi entregue, dados da conta bancária para restituição do IR. Informes de rendimentos, saques do FGTS, aluguel, extrato do INSS, etc.

MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Além da renda, é importante informas as despesas, como:

Recibos e notas fiscais de gastos com consultas médicas, odontológicas, exames, internações, aparelhos ortopédicos, próteses e despesas com planos de saúde Recibos e notas fiscais de gastos com escolas de ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação ou ensino técnico.

MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Depois disso, verifique as pendências e corrija eventuais erros. Agora, é a hora de enviar a declaração

Aqui, você precisa escolher entre a declaração simplificada, com dedução de 20%, ou no modelo completo, com gastos dedutíveis. O programa já aponta automaticamente a opção com menos imposto ou mais restituição, mas a escolha é sua. O passo seguinte é clicar em "Entregar declaração".

MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Não deu tempo de reunir toda a documentação?

Envie a declaração mesmo com pendências e depois corrija os erros. Veja como:

Imagem Freepik

Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Gabriel Madureira

Fique por dentro das notícias e acompanhe mais conteúdos do iG Economia

Ludmila Pizarro - iG

Veja mais Top Stories