Mercado eleva expectativa da inflação para 2023 pela 5ª vez seguida

Expectativa da inflação

O mercado elevou de 6,04% para 6,05% a expectativa da inflação para este ano, de acordo com Boletim Focus divulgado nesta terça-feira (2) pelo Banco Central. Essa é a quinta alta consecutiva do relatório, que ouve semanalmente mais de 100 instituições financeiras.

Lorena Amaro

PIB mais alto

Apesar da expectativa de inflação elevada, o mercado também aumentou a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) para este ano de 0,96% para 1%.

Sophia Bernardes

Taxa de juros

Até o final do ano, o mercado espera que a taxa de juros da economia brasileira, a Selic, esteja em 12,5% ao ano, projeção que foi mantida desde o último relatório. Atualmente, a taxa está em 13,75% ao ano.

Ivonete Dainese

Inflação e Selic

Neste ano, a meta da inflação é de 3,25%, taxa que é considerada cumprida se ficar entre 1,75% e 4,75% - o que não deve acontecer, de acordo com as projeções do mercado. Para conter a inflação alta, o Banco Central sobe a taxa de juros, por isso mantém a Selic a 13,75% ao ano.

FreePik/katemangostar

Inflação e Selic

O tema vem criando rusgas entre o governo federal e o Banco Central. De um lado, o governo quer a redução dos juros; do outro, o BC argumento que a manutenção da Selic em patamar alto é uma decisão técnica. O Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne nesta terça-feira e quarta-feira para decidir se mudará a taxa Selic.

Lula Marques/ Agência Brasil - 27/04/2023

Tebet sobre juros: 'Cada condição que resolvemos, o BC coloca outra'

José Cruz/ Agência Brasil - 30/03/2023

Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Gabriel Madureira

Siga também o perfil geral do Portal iG

Gabriel Madureira