Pesquisa do BCE revela que 10% das famílias da Zona do Euro possuem criptomoedas
Luciano Rocha
Pesquisa do BCE revela que 10% das famílias da Zona do Euro possuem criptomoedas

O sindicato dos funcionários do Banco Central Europeu (BCE) estuda atos de protesto e não descarta fazer uma greve para pedir um aumento salarial de acordo com a inflação. A informação foi divulgada por fontes sindicais neste sábado, 10.

A direção da entidade propõe acrescentar 4,07% no salário em janeiro, valor inferior à taxa de inflação interanual registrada em novembro na zona do euro, de 10%.

Neste ano, os funcionários do BCE já tinham conseguido um aumento de 1,5%. Os trabalhadores chegaram a fazer uma greve em 2009 para pedir por reformas.

"O BCE tem um problema porque não cumpriu sua missão relativa à inflação. Ao invés de controlá-la em 2%, estamos com uma taxa superior a 10%", denunciou Carlos Bowles, vice-presidente do sindicato IPSO. Ele considerou o aumento proposto "insuficiente". Em outubro, a inflação na eurozona chegou a 10,6%.

Em nota, o BCE explicou que faz uma revisão salarial a cada ano e de forma regular, com uma metodologia que "reflete a dinâmica dos salários das instituições de referência, em particular dos 19 bancos centrais nacionais da zona do euro, da Comissão Europeia" e outras instituições europeias.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!