O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (2) que o ministro da Economia do seu governo terá "a cara do sucesso" do seu primeiro mandato.
"Eu já governei este país duas vezes. Foi no meu mandato que o país teve o maior crescimento em 30 anos. Meu ministro da Economia será a cara do sucesso do meu primeiro mandato", afirmou ele, em fala à imprensa, sem citar nomes.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
Lula ainda disse que tem "na cabeça" 80% das pessoas que serão escolhidas para os ministérios no seu governo. O presidente eleito afirmou, porém, que só anunciará os nomes depois da diplomação, marcada para o dia 12 de dezembro.
A respeito do ministério da Economia, Lula disse que vai se envolver nas decisões. "O ministério tem autonomia, mas quem ganhou as eleições fui eu. Obviamente quero ter inserção nas decisões políticas e econômicas desse país", declarou.
Uma dessas decisões será a de prezar pelo aumento real do salário mínimo todos os anos, afirmou Lula. "Todos os anos haverá aumento real aos trabalhadores que ganham um salário mínimo e aos aposentados. O crescimento do PIB será repartido entre a sociedade brasileira".