Black Friday online movimenta R$ 1,1 bilhão, 42% a menos que em 2021

Até a amanhã desta sexta, número era bastante inferior ao do ano passado, com possível impacto negativo do jogo do Brasil na Copa do Mundo

Compras online tiveram queda nesta Black Friday
Foto: Unsplash
Compras online tiveram queda nesta Black Friday

A Black Friday deste ano registra mais de R$ 1,1 bilhão em transações no e-commerce brasileiro entre a quinta-feira (24) e a manhã desta sexta-feira (25), de acordo com levantamento da Confi Neotrust e da ClearSale. Apesar de parecer alto, o número é 42,70% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado.

Além das transações, o valor médio gasto em cada compra também caiu em relação ao ano passado. Nesta Black Friday, o ticket médio está em R$ 547, 13,71% a menos que em 2021.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Paulina Dias, Head de Inteligência da Confi Neotrust, afirma que a Copa do Mundo pode ter prejudicado as vendas da Black Friday nesta quinta-feira, impactando os números. "A pré-Black Friday coincidiu com o jogo do Brasil, o que pode justificar os números apresentados. Não só o faturamento, mas outros indicadores como número de pedidos e ticket médio também ficaram abaixo da média", analisa.

Apesar da queda na quinta-feira e nesta sexta-feira, a especialista aponta que a média mensal para novembro está bem similar com a registrada no ano anterior, o que indica que as pessoas aproveitaram para diluir as compras ao longo do mês, enquanto os lojistas iniciaram as promoções mais cedo.

Em todo o mês, mais de R$13,3 bilhões foram movimentados no e-commerce brasileiro, apenas 1,6% a menos do que no ano passado. As vendas ao longo do período, portanto, compensaram a queda registrada nesta quinta-feira.

"De fato, é uma Black November. As compras foram antecipadas até mesmo desde outubro para algumas categorias como TVs", afirma Paulina. "A expectativa é que este mês feche com saldo positivo. Além disso, o ano de Copa é o momento de troca de TV, então os varejistas investem bastante em promoções. Outras categorias que estão se destacando são os eletroportáteis, petshop e alimentos e bebidas - esta última, muito influenciada pelos dias de jogos de futebol, com produtos como biscoitos, snacks, whisky e cerveja", completa.

Fraudes

Com a queda nos pedidos, caíram também as queixas de fraudes nesta Black Friday. Monitoramento do ReclameAqui revelou que, das 12h de quarta-feira (23) até as 6h desta sexta, 5.447 reclamações foram registradas, contra 5.678 no mesmo período do ano passado.

Neste ano, o principal motivo de queixa dos consumidores é a propaganda enganosa, com 16,94% dos registros, e o atraso na entrega, com 16,58%.