Vai comprar com Pix na Black Friday? Confira quais cuidados tomar

Black Friday

Nesta sexta-feira (25) acontece a Black Friday, período em que produtos das mais diversas categorias ficam em promoção. Muitos sites e aplicativos de compras oferecem o pagamento por Pix, geralmente com mais desconto à vista, fazendo com que essa se torne a opção preferida de muitos consumidores. A seguir, confira quais cuidados tomar na hora de pagar com Pix para não cair em um golpe.

Unsplash/Jonas Leupe

1. Verifique

Mesmo se tiver copiado ou código ou utilizado QR Code, sempre confira o nome da empresa e o CNPJ antes de concluir o pagamento, a fim de checar se os dados são os mesmos da loja em questão.

Lorena Amaro

2. Utilize apenas os canais oficiais

Na hora de fazer um Pix, utilize apenas os canais oficiais do seu banco, seja aplicativo ou internet banking. Não faça transferências por links recebidos por WhatsApp, email ou SMS.

Unsplash/Artem Beliaikin

3. Cuidado com pagamento só por Pix

Embora não seja arriscado fazer pagamentos por Pix, é importante desconfiar de sites que oferecem apenas o pagamento por Pix. Isso porque o pagamento por cartão exige certificados da empresa, então aquelas que não oferecem essa opção tendem a ser menos confiáveis.

Unsplash/Jenny Ueberberg

4. Desconfie dos sites

O Procon-SP mantém uma lista de sites a serem evitados pelos consumidores. Confira abaixo.

Unsplash/Jonas Leupe

Além do Pix: confira outras dicas para não cair em golpes na Black Friday

Unsplash/Clay Banks

Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Lorena Amaro

Siga também o perfil geral do Portal iG

Lorena Amaro