Black Friday
A data promocional acontece no dia 25 de novembro, mas várias lojas fazem promoções que duram o mês inteiro. Para não cair em ciladas, o Procon-SP dá algumas dicas para garantir os direitos dos consumidores. Confira a seguir.
A data promocional acontece no dia 25 de novembro, mas várias lojas fazem promoções que duram o mês inteiro. Para não cair em ciladas, o Procon-SP dá algumas dicas para garantir os direitos dos consumidores. Confira a seguir.
Antes de conferir as ofertas, é importante pesquisar os preços e ponderar se a compra de determinado item realmente cabe no bolso, sem comprometer o orçamento. Além disso, é importante ficar atento a golpes no caso de comprar online. O site do Procon-SP tem uma lista de sites a serem evitados pelos consumidores.
Durante as compras, é importante ficar atento ao pagamento. Se for via boleto, o consumidor deve conferir todos os dados antes de finalizar o pagamento, como o nome da empresa, data e CNPJ. Se for pagar com Pix, o destinatário do pagamento também deve ser conferido atentamente.
É importante conhecer seus direitos para o pós-compras. No caso de arrependimento, o Código de Defesa do Consumidor prevê a devolução do item adquirido no prazo de sete dias da compra ou da entrega, sem qualquer tipo de cobrança. Já se o cliente tiver problemas com atraso ou não entrega, o Procon recomenda, em primeiro lugar, tentar contato com a empresa responsável. Se o problema não for resolvido, é possível fazer uma queixa junto ao Procon.
Veja como evitar