Von der Leyen anunciou novas medidas contra a Rússia
Reprodução/ Twitter @vonderleyen
Von der Leyen anunciou novas medidas contra a Rússia

A União Europeia quer adotar uma nova série de medidas para manter e reforçar a eficácia dos seis pacotes anteriores de sanções contra a Rússia por conta da guerra na Ucrânia nesta sexta-feira (15) e introduzir a  proibição da importação do ouro russo.

Também será reforçado o controle sobre as exportações de tecnologias avançadas e a obrigação de notificação para tornar mais rígido o congelamento de bens de pessoas e empresas punidas na União Europeia.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG 

Agora, o texto deve ser analisado e aprovado pelos países-membros do bloco no Conselho Europeu - o que deve ocorrer sem grandes entraves.

Para evitar novos problemas, como no caso da crise em Kaliningrado, a UE destacou que as medidas não miram "de nenhuma maneira" o comércio de produtos agrícolas entre a Rússia e países terceiros.

"A brutal guerra da Rússia contra a Ucrânia continua sem alívio. Por isso, hoje propusemos apertar as nossas duras sanções contra o Kremlin, aplicá-las de forma mias eficaz e prorrogá-las até janeiro de 2023. Moscou deve continuar a pagar um alto preço por sua agressão", afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em comunicado oficial.

Já o alto representante para a Política Externa, Josep Borrell, destacou que as medidas continuam a atacar "aqueles que são próximos a [Vladimir] Putin e o Kremlin" e que o pacote anunciado nesta sexta é resultado de nossa "coordenação próxima com parceiros internacionais incluindo o G7".

"Em adição a essas medidas, eu também vou apresentar ao Conselho para listar mais indivíduos e entidades, com o congelamento de ativos e a redução da possibilidade de viagens", disse ainda.

Desde o início da guerra, em 24 de fevereiro, a UE já sancionou centenas de aliados do presidente russo bem como bancos, empresas estatais e também privadas que dão apoio de alguma forma aos ataques russos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!