Häagen-Dazs: empresa recolhe sorvetes sabor baunilha no Brasil por presença de substâncias cancerígenas
DENIS CHARLET / STF
Häagen-Dazs: empresa recolhe sorvetes sabor baunilha no Brasil por presença de substâncias cancerígenas

A General Mills Brasil Alimentos Ltda iniciou o recolhimento voluntário dos lotes de sorvete Häagen-Dazs, sabor baunilha com validade entre 7/7/2022 e 18/7/2023, em embalagem de 415 gramas (473 ml) e 7,7kg (9,46l). A iniciativa foi formalizada na terça-feira (14) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com a agência, os outros sabores não foram afetados.

O recolhimento dos produtos importados da França ocorre em nível global, devido à presença de 2-cloroetanol (2-CE) no ingrediente utilizado na fabricação do sorvete para conferir sabor baunilha. Essa substância possui propriedades que podem causar câncer, danos às células humanas e alterações no material genético.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Há notícias de recolhimento de produtos, desde o dia 7 de julho, em países como Canadá, China, Singapura, Israel.

Não existem limites residuais aceitáveis para essa substância em alimentos e, segundo a Anvisa, não é possível descartar a genotoxicidade do 2-CE encontrado do produto. Daí a necessidade de sua retirada do mercado.

O 2-CE é derivado da degradação do óxido de etileno (ETO). De acordo com a Anvisa, a presença dessas substâncias em alimentos pode ser evitada pelo controle das matérias-primas utilizadas na produção e pelo uso de ingredientes que atendam às especificações estabelecidas e que sejam obtidos em conformidade com as boas práticas agrícolas e de fabricação.

Orientação aos consumidores

O recolhimento de alimentos faz parte das Boas Práticas de Fabricação da Anvisa. A medida é considerada uma ferramenta eficaz para maior agilidade para imediata retirada do produto do mercado.

Pessoas e estabelecimentos que adquiriram sorvetes sabor baunilha da marca Häagen-Dazs com as datas de validade citadas, não devem consumir o produto. A recomendação é guardar a embalagem e entrar em contato com a General Mills, por meio do telefone 0800 031 0707 ou do endereço eletrônico sac.haagendazs@genmills.com, para esclarecimentos, troca ou reembolso.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!