Os aplicativos de delivery de comida iFood, Rappi, Loggi, Uber, 99 Food Delivery, Aiqfome, Agência de Restaurantes Online, James Intermediação de Negócios, Kyte Tecnologia de Software e Lalamove Tecnologia terão que explicar ao Procon-SP como funciona o negócio, qual a relação estabelecida com os restaurantes parceiros e que tipo de garantias podem oferecer quanto a qualidade e a segurança dos alimentos entregues.
Os apps foram notificados nesta terça-feira (5) e têm até o dia 11, próxima segunda-feira, para responder ao órgão de defesa do consumidor paulista.
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O Procon-SP quer saber quais os requisitos básicos para que os restaurantes sejam cadastrados nas plataformas, se há exigência da classificação como pessoa jurídica, obrigatoriedade de apresentação de alvará sanitário, assim como de autorizações dos órgãos públicos. Além disso, a entidade de quer saber se as empresas fazem alguma checagem tos dados prestados, assim como visitas aos endereços físicos para verificar as condições dos restaurantes.
As plataformas terão que informar também quantos parceiros estão cadastrados e destes quais estão, de fato, ativos.
Uma das preocupações do Procon-SP é saber que tipo de garantia os aplicativos podem oferecer ao consumidor em relação à qualidade e a segurança dos alimentos. E ainda se há canais disponíveis para a comunicação de entrega de produtos inapropriados para o consumo e qual é o procedimento adotado pelos apps diante desse tipo de problema.