Ministro da Economia comemorou o resultado do IPCA para o mês. Acumulado nos últimos 12 meses está elevado: 11,73%.
Lorena Amaro
Ministro da Economia comemorou o resultado do IPCA para o mês. Acumulado nos últimos 12 meses está elevado: 11,73%.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, comemorou a desaceleração da inflação em maio (0,47%) e afirmou que a população não pode continuar arcando com o aumento de preços no patamar atual.

O comentário foi feito em um evento da Cadeia Nacional do Abastecimento, no mesmo dia em que o IBGE divulgou o resultado do IPCA, apontando que a inflação perdeu velocidade em relação a abril. Ainda assim a pressão nos preços nos últimos 12 meses está elevada: o índice está em 11,73%.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG 

"A inflação começou a descer, acabamos de ter primeira notícia da inflação começando a descer", declarou o ministro.

Ele acrescentou:

"A grande pergunta do S, do social, é como é que nós podemos nessa cadeia alimentar sem espremer quem está com a barriga no balcão (uma referência ao setor de supermercados), porque a população não pode continuar vendo esse aumento de preços nesse extremo. No outro extremo, a agricultura tem que aumentar a produção verde, e o Brasil é a chave de segurança energética e alimentar do mundo. E tem toda essa cadeia de intermediários. Nós estamos baixando os impostos."

O ministro destacou que o governo federal reduziu o imposto de importação sobre uma série de itens, zerou impostos federais da cesta básica e promoveu um corte linear na tabela do IPI.

Ele também havia mencionado outas medidas adotadas pelo governo, para tentar dar mais fôlego à população e injetar mais recursos na economia:

"Nós estamos tentando com os nossos programas – os saques do FGTS são mais de R$ 30 bilhões, a antecipação de benefício pensionista e aposentados são mais de R$ 50 bilhões, é o crédito, estamos sustentando a camada de demanda."

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!