Morre Eduardo Moreira Ferreira, ex-presidente da Fiesp e da CNI
Divulgação/Fiesp
Morre Eduardo Moreira Ferreira, ex-presidente da Fiesp e da CNI

Ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), morreu neste domingo (1º) o empresário Carlos Eduardo Moreira Ferreira, aos 83 anos, em São Paulo. A causa da morte não foi divulgada.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Carlos Eduardo nasceu em São Paulo, era formado em Direito e teve atuação como advogado ligada ao setor de energia elétrica. Tornou-se diretor-presidente da Companhia Paulista de Energia Elétrica, empresa privada que, nos anos 60, era responsável pelo fornecimento em 18 municípios do interior paulista.

Na década de 80, tornou-se vice-presidente da Fiesp e ganhou destaque na elaboração do Plano de Ação do Sistema CNI. Chegou à presidência da federação em 1992, e trabalhou pelas reformas e desonerações tributárias.

Leia Também

Foi também um dos responsáveis pela concepção e lançamento do Telecurso 2000, um dos mais ambiciosos programas de educação à distância, que atingia cerca de 30 milhões de brasileiros fora do sistema escolar através de uma parceria SESI, SENAI e Fundação Roberto Marinho. Em 1998, foi eleito deputado federal pelo PFL e, no ano seguinte, assumiu ainda a presidência interina da CNI.

Em nota, a Fiesp afirmou que Moreira Ferreira "deixa um efetivo legado para a indústria e para o Brasil" e "será uma eterna referência como líder setorial, já que defendeu bandeiras importantes como a quebra de monopólios estatais e reformas estruturais (administrativa, previdenciária e tributária)".

Também em nota, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) afirmou que, depois de chegar à presidência da Fiesp, em 1992, Moreira Ferreira "lutou pelas reformas e desonerações tributárias, uma dentre tantas pautas nas quais era parceiro da Firjan".

A Firjan destacou que, por sua forte atuação em prol do desenvolvimento da indústria e do país, foi agraciado pelo governo federal com a Ordem do Mérito Militar no grau de Comendador especial, e com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Mérito Empresarial, classe industrial, pelo governo de Portugal.

Carlos Eduardo Moreira Ferreira deixa mulher e quatro filhos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!