Em 10 horas desde o início do Saque Extraordinário do FGTS, mais de 31 milhões de operações já foram realizadas no aplicativo Caixa Tem, por 1,8 milhão de usuários distintos. O balanço foi feito pela Caixa Econômica, que também informou que mais de 2,6 milhões de usuários realizaram consultas no aplicativo do FGTS. Neste primeiro lote, podem sacar até R$ 1 mil 3,9 milhões de trabalhadores nascidos em janeiro (veja no final o calendário completo).
Os saques extraordinários vão ocorrer até 15 de junho. Quem perder a data terá até 15 de dezembro de 2022 para retirar os valores. A medida é uma das ações do pacote do governo para estimular a economia neste ano eleitoral. Quem baixou a nova versão do aplicativo FGTS, já pode consultar o saldo de contas para saber quanto poderá tirar, até o limite estabelecido.
Instabilidade
Desde as primeiras horas do dia, os trabalhadores interessados em consultar o saldo através do aplicativo do FGTS já começaram a enfrentar dificuldades para acessar o sistema da Caixa.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia
Tanto o aplicativo quanto o site do serviço apresentam instabilidade, demoram a carregar o sistema, ou direcionam os usuários para uma "sala de espera virtual", com um horário previsto de atendimento. Nas redes sociais, foram diversas publicações de trabalhadores relatando lentidão nas plataformas ainda na noite de terça-feira, véspera do saque.
Já o aplicativo Caixa Tem — que concentra as contas bancárias abertas em nome dos trabalhadores que receberão o dinheiro — está operando com alguma lentidão.
Procurada, a Caixa informou que os aplicativos Caixa Tem e FGTS operam normalmente nesta quarta-feira, e que em momentos de maior volume de acessos, o usuário pode ser direcionado para uma fila de espera momentânea.
"Ressaltamos que o início do calendário do Saque Extraordinário do FGTS ocasionou um aumento natural na consulta aos serviços relacionados ao Fundo nos últimos dias, o que não comprometeu o funcionamento dos aplicativos", afirmou a Caixa.
Como conferir o saldo
A consulta ao saldo pode ser feita ainda pessoalmente, no balcão de atendimento de agências da Caixa, no site da Caixa ou pelo aplicativo do FGTS, que pode ser baixado gratuitamente no celular pela Apple Store ou Play Store.
Leia Também
Na página da Caixa Econômica na internet é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho ou em algum extrato antigo que o trabalhador tenha, e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador. É possível usar ainda a Senha Cidadão. A página oferece a opção de recuperar a senha, mas é preciso informar o NIS.
Quem tem o SMS cadastrado vai receber o valor do saque por mensagem no celular. A adesão é simples: basta acessar a página da Caixa na internet (https://www.caixa.gov.br/), selecionar a opção FGTS, Entrar, "Mensagem via Celular", informar o número do NIS ou PIS/Pasep e clicar no botão Cadastrar Senha. Pronto! Seu acesso já está liberado. Basta agora selecionar Serviços no Celular.
O acompanhamento online das informações do FGTS permite ao trabalhador a gestão da regularidade dos depósitos em sua conta vinculada.
Outra forma de receber o extrato do FGTS é em casa a cada dois meses. O trabalhador deverá informar seu endereço completo na página da Caixa, em uma agência bancária ou pelo telefone 0800 726 01 01.
Apenas no Caixa Tem
O valor a ser liberado vai depender do saldo que cada pessoa possui no FGTS, considerando a soma dos valores disponíveis de todas as suas contas do fundo.
Os trabalhadores terão o recurso creditado automaticamente em uma conta criada no aplicativo Caixa Tem, e depois poderão movimentar no aplicativo ou transferir os recursos para outro banco. A Caixa informou que, embora o aplicativo do FGTS ofereça a opção de cadastrar uma conta bancária de outra instituição financeira, essas informações não serão consideradas para o depósito do Saque Extraordinário, e que o depósito será feito exclusivamente na conta do Caixa Tem.