Criptomoedas vão mudar intermediação financeira, diz presidente do BC
Campos Neto elogiou protocolos que estão sendo criados, mas ponderou que grande desafio será regular um mercado que não é linear
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que os protocolos e redes que estão sendo criados para o mercado de criptoativos podem mudar a intermediação financeira no futuro. Para ele, a regulação desse mercado é o grande desafio.
"Acho que as pessoas focam muito nos ativos em si, mas a beleza disso são as redes que estão sendo criadas com os protocolos (de criptoativos). Eles têm muitas características boas que serão usadas e que vão mudar a intermediação financeira no futuro. Isso já está acontecendo de certa forma", declarou em evento do Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta segunda-feira (18).
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia
A avaliação de Campos Neto é de que esse é um mercado que está dando saltos de inovação constantes, o que impõe um desafio extra para elaborar a regulação dese mercado.
"Quando olhamos para o que precisa ser feito, basicamente a questão é como regular algo que não é tão linear e é tão exponencial que você precisa regular olhando para o futuro. Você quer ter certeza de que a competitividade de hoje significa a competitividade de amanhã, mas quando não é linear é muito mais difícil fazer isso", avaliou.
Ele ainda falou sobre o processo de implementação do Pix, dizendo que foi uma grande transformação e que o sistema instantâneo de pagamento caiu no gosto da população.