Os Estados Unidos e seus aliados ocidentais vão anunciar nesta semana novas sanções econômicas contra a Rússia, informou o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, nesta segunda-feira (4).
Segundo o assessor, os países estão estudando possíveis medidas relacionadas à energia, apesar de ser uma situação delicada tendo em vista que os europeus são muito dependentes do gás russo.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia
Para Sullivan, a situação vista em Bucha é "mais uma prova" dos crimes de guerra cometidos pela Rússia e é uma "trágica e chocante" atrocidade, mas "não surpreendente" No entanto, o americano ressaltou que os EUA não viram evidências que suportam as acusações ucranianas de genocídio por parte da Rússia.
Antes das declarações de Sullivan, o presidente americano, Joe Biden, já havia prometido aplicar novas sanções à Rússia e defendeu que Vladimir Putin seja julgado por crimes de guerra.
Desde o início da invasão russa à Ucrânia, em 24 de fevereiro, líderes ocidentais já aprovaram várias medidas contra Moscou, incluindo sanções financeiras.
De acordo com o conselheiro da Casa Branca, a nova fase da ofensiva no território ucraniano "pode levar dois meses ou mais".