Greve dos peritos: INSS irá considerar data original da perícia
Órgão publicou uma nota com orientações para os segurados com atendimento agendado
Nesta quarta-feira (30), o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) informou que irá considerar a data original da perícia médica para conceder os benefícios aos segurados que não puderam ser atendidos devido à greve dos médicos peritos.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia
Em nota, o instituto orienta que essas pessoas remarquem o atendimento, mas diz que manterá a data original da perícia como sendo a data de entrada do requerimento, para evitar prejuízo financeiro aos segurados.
Entre os benefícios que exigem perícia, estão:
- Benefício de Prestação Continuada (BPC), no caso de beneficiários com deficiência;
- Auxílio-doença;
- Aposentadoria por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez);
- Aposentadoria da pessoa com deficiência;
- Auxílio-acidente.
O novo agendamento pode ser feito pelo site ou aplicativo "Meu INSS". Veja como fazer:
- Acesse o site ou app "Meu INSS"
- Informe CPF e senha
- Clique em SERVIÇOS
- Na aba BENEFÍCIOS, clique em auxílio-doença
- Clique em PERÍCIA e depois marque REMARCAR PERÍCIA
- Informe o número de documento
- Reagendar atendimento
Para mais informações, os segurados podem ligar para o telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).
Os médicos peritos do INSS entraram em greve por tempo indeterminado em todo o país nesta quarta. O movimento teve início uma semana após outros servidores decretarem paralisação geral também por tempo indeterminado.
Os peritos reivindicam reajuste salarial de 19,9%, para repor perdas inflacionárias desde 2019. Também pedem a fixação de no máximo 12 atendimentos presenciais por dia, distribuição igualitária de agendamentos entre os profissionais dos turnos da manhã e da tarde, direito a feriados e recessos e o fim de espaços na agenda.
** Gabrielle Gonçalves é jornalista em formação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Estagiária em Brasil Econômico. No iG desde agosto de 2021, tem experiência em redação e em radiojornalismo, com passagens pela Rádio Unesp FM e Rádio Metropolitana 98.5 FM.