Cuidado com o nome sujo
FreePik
Cuidado com o nome sujo

Consumidores com dívidas em bancos têm até a próxima quinta-feira (31) para renegociar seus débitos no Mutirão de Renegociação de Dívidas e Orientação Financeira. A iniciativa começou no dia 7. O objetivo é ajudar o consumidor a repactuar dívidas em atraso e reequilibrar as finanças, numa ação conjunta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país.

Para participar da campanha, basta acessar a página do mutirão (clique aqui ) e negociar direto nos canais digitais dos bancos, ou ainda pela plataforma de mediação de conflitos ConsumidorGovBr (clique aqui ), onde é possível enviar o pedido de negociação de dívidas.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia 

Na plataforma, o consumidor tem acesso a um modelo de reclamação para formalizar sua solicitação. O banco tem o prazo de 10 dias para analisar a solicitação e apresentar uma proposta.

Guia: Sabe como proteger seus dados pessoais? Confira as orientações para reduzir riscos

Na página do mutirão, o consumidor também encontrará um link para o Registrato, sistema do Banco Central onde é possível acessar, entre outros, o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), com a lista de dívidas em seu nome com as instituições financeiras.

Leia Também

Além disso, na plataforma do mutirão os consumidores têm acesso a conteúdos de orientação financeira.

Podem participar da campanha pessoas físicas com dívidas que não possuem bens dados em garantia; que estejam em atraso e em nome de uma pessoa natural; e tenham sido contraídas de bancos ou financeiras.

Feirão Limpa Nome

Outra opção para quem está endividado é o Feirão Limpa Nome do Serasa, com mais de cem empresas abertas à negociação. A iniciativa também vai até o dia 31, com descontos que podem chegar a 99% do valor em aberto.

Entre as empresas parceiras estão bancos, empresas de telefonia, varejo, universidades e outros segmentos. As negociações são 100% digitais e podem ser realizadas em até três minutos).

A expectativa é que mais de 33 milhões de dívidas sejam negociadas até o fim da campanha, com mais de 20 milhões de débitos quitados por até R$ 100 e mais de 15 milhões por até R$ 50.

Passo a passo para participar do Feirão:

  • 1º passo: Acesse o site feiraolimpanome.com.br ou baixe o aplicativo no celular no Google Play e App Store. Após digitar o CPF e preencher um breve cadastro, é possível utilizar os serviços com a garantia de que só você tem acesso aos seus dados.
  • 2º passo: Ao entrar na plataforma, suas informações financeiras já aparecerão na tela, incluindo as dívidas (caso as tenha) e as opções de acordos. Se quiser conhecer as condições oferecidas para pagamento, basta clicar em uma delas, e serão apresentadas as opções para renegociar cada débito.
  • 3º passo: Depois que escolher a oferta, selecione o melhor formato de pagamento para o seu bolso (à vista ou em parcelas) e a melhor data de vencimento.
  • 4º passo: A plataforma da Serasa gera um ou mais boletos, dependendo da forma de pagamento escolhida, já com a data de vencimento. O boleto poderá ser pago tanto de forma on-line quanto na agência do banco ou na casa lotérica. Também é possível realizar o pagamento diretamente pela carteira digital da Serasa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!