Saque do FGTS será anunciado nesta quinta; veja como consultar o saldo

O governo federal deve anunciar nesta quinta-feira (17) uma nova rodada de saques do FGTS com valores de até R$ 1 mil por trabalhador. A quantia vai depender dos saldos e das contas existentes de cada um. A medida pode beneficiar 40 milhões de pessoas e injetar R$ 30 bilhões neste ano eleitoral.

Mas como o trabalhador pode saber seu saldo no FGTS?

É muito simples: basta fazer um cadastro no site da Caixa Econômica Federal, banco que é o gestor dos recursos do Fundo e fazer a consulta pelo aplicativo. Confira →

Felipe Moreno

Site/Aplicativo

O FGTS passou por algumas mudanças recentes, como o saque-aniversário a o saque digital. Para consultar as novidades, basta acessar o site da Caixa, no link "benefícios e programas" e, depois, "benefícios do trabalhador/FGTS". Se preferir, clique direto no site do FGTS. Uma das mudanças é que as informações do Fundo de Garantia devem ser feitas pelo aplicativo FGTS. O App FGTS Trabalhador é gratuito e está disponível na Google Play, na Apple Store e na Windows Store.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

Como fazer o cadastro

Quem já tem senha no sistema só precisa informar CPF ou NIS (Número de Inscrição Social, também chamado de PIS/Pasep ou NIT). Quem ainda não tem senha, precisa fazer um cadastro. É só clicar em "cadastrar/esqueci senha".

Helio Motta

Basta informar dados pessoais, como nome completo, data de nascimento, nome da mãe e números do CPF e da identidade. E, depois, criar uma senha.

O trabalhador receberá uma confirmação no e-mail cadastrado com um link. Clique nele e acrescente as informações adicionais solicitadas na "etapa de confirmação de dados".

Reprodução%3A iG Minas Gerais

Como acessar o extrato

O aplicativo do FGTS informa o extrato de todas as contas do trabalhador. Quem já teve mais de um emprego, tem várias contas, uma para cada empresa na qual trabalhou.

Reprodução%3A iG Minas Gerais

O demonstrativo trará informações sobre a empresa, a data de admissão no emprego e dois valores totais:

Saldo para fins rescisórios (soma de todos os depósitos feitos pelo patrão, mesmo que o trabalhador já tenha sacado alguma parte, pois sobre esse valor é calculada a multa de 40% em caso de demissão sem justa causa) e saldo (valor real existente na conta hoje). Logo abaixo, é informado o histórico de créditos feitos recentemente na conta.

Agência Brasil

Correntistas da Caixa

Quem é cliente da Caixa pode usar o próprio aplicativo do banco para consultar o saldo de sua conta vinculada. Após informar o login de usuário e senha e clicar em "Acessar minha conta", o correntista ou o poupador deve procurar o ícone "FGTS e INSS", na segunda tela. Depois de selecionar FGTS, terá a opção de buscar "Extrato".

Agência Brasil

Mensagem via celular

Outra opção é se cadastrar no serviço de SMS da Caixa Econômica Federal, que permite receber torpedos com informações sobre o valor do depósito mensal feito pelo empregador, o saldo atualizado com juros e atualizações monetárias.

Sophia Bernardes

Saque emergencial do FGTS reacende desavença entre ministros

Agência Brasil

Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Juliana Nascimento