Mas como o trabalhador pode saber seu saldo no FGTS?
É muito simples: basta fazer um cadastro no site da Caixa Econômica Federal, banco que é o gestor dos recursos do Fundo e fazer a consulta pelo aplicativo. Confira →
O governo federal deve anunciar nesta quinta-feira (17) uma nova rodada de saques do FGTS com valores de até R$ 1 mil por trabalhador. A quantia vai depender dos saldos e das contas existentes de cada um. A medida pode beneficiar 40 milhões de pessoas e injetar R$ 30 bilhões neste ano eleitoral.
É muito simples: basta fazer um cadastro no site da Caixa Econômica Federal, banco que é o gestor dos recursos do Fundo e fazer a consulta pelo aplicativo. Confira →
O FGTS passou por algumas mudanças recentes, como o saque-aniversário a o saque digital. Para consultar as novidades, basta acessar o site da Caixa, no link "benefícios e programas" e, depois, "benefícios do trabalhador/FGTS". Se preferir, clique direto no site do FGTS. Uma das mudanças é que as informações do Fundo de Garantia devem ser feitas pelo aplicativo FGTS. O App FGTS Trabalhador é gratuito e está disponível na Google Play, na Apple Store e na Windows Store.
Quem já tem senha no sistema só precisa informar CPF ou NIS (Número de Inscrição Social, também chamado de PIS/Pasep ou NIT). Quem ainda não tem senha, precisa fazer um cadastro. É só clicar em "cadastrar/esqueci senha".
O trabalhador receberá uma confirmação no e-mail cadastrado com um link. Clique nele e acrescente as informações adicionais solicitadas na "etapa de confirmação de dados".
O aplicativo do FGTS informa o extrato de todas as contas do trabalhador. Quem já teve mais de um emprego, tem várias contas, uma para cada empresa na qual trabalhou.
Saldo para fins rescisórios (soma de todos os depósitos feitos pelo patrão, mesmo que o trabalhador já tenha sacado alguma parte, pois sobre esse valor é calculada a multa de 40% em caso de demissão sem justa causa) e saldo (valor real existente na conta hoje). Logo abaixo, é informado o histórico de créditos feitos recentemente na conta.
Quem é cliente da Caixa pode usar o próprio aplicativo do banco para consultar o saldo de sua conta vinculada. Após informar o login de usuário e senha e clicar em "Acessar minha conta", o correntista ou o poupador deve procurar o ícone "FGTS e INSS", na segunda tela. Depois de selecionar FGTS, terá a opção de buscar "Extrato".
Outra opção é se cadastrar no serviço de SMS da Caixa Econômica Federal, que permite receber torpedos com informações sobre o valor do depósito mensal feito pelo empregador, o saldo atualizado com juros e atualizações monetárias.