Pagamentos do FGTS serão feitos até dezembro
Redação 1Bilhão Educação Financeira
Pagamentos do FGTS serão feitos até dezembro

O governo confirmou nesta quinta-feira (17) que vai liberar saque de até R$ 1 mil do FGTS ainda neste mês. A medida deve chegar a 40 milhões de pessoas com saldo no FGTS e injetar cerca de R$ 30 bilhões na economia .

Os saques ficarão disponíveis até dia 15 de dezembro deste ano e o cronograma vai seguir conforme o mês de nascimento do cotista, começando por janeiro. Os critérios e a forma, assim como o cronograma, serão estabelecidos pela Caixa Econômica Federal.

Segundo o governo, o valor de saques não comprometerá financeiramente o FGTS e as operações de apoio a habitação, saneamento e infraestrutura que são realizadas com recursos do fundo não serão reduzidas.

Os recursos serão depositados na conta corrente, popança ou poupança social digital do cotista.

Leia Também

Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Quem antecipou nos bancos o saque aniversário do fundo fica com o valor bloqueado para ser pago na data do aniversário do trabalhador. Ou seja, se o cotista antecipou o saque aniversário, ele não poderá efetuar a retirada.

De acordo com o Ministério do Trabalho, as outras possibilidades de movimentação do FGTS continuam válidas, incluindo por despedida sem justa causa, extinção da empresa, aposentadoria, falecimento do trabalhador, casos de saúde definidos por lei e pagamento de prestações de financiamento imobiliário pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) a pessoas com idade igual ou superior a setenta anos.

A medida faz parte de um pacote lançado pelo governo nesta quinta-feira para estimular a economia no ano eleitoral. Além do saque do FGTS, o governo anunciou a antecipação do 13º para aposentados e pensionistas, crédito para micro e pequenas empresas e um projeto que permite a concessão de crédito consginado para benefícios do Auxiílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!