Veja as principais sanções econômicas impostas à Rússia após a guerra

Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia se uniram para tentar frear o avanço da Rússia contra a Ucrânia por meio de sanções econômicas. Confira as principais até o momento →

Swift ban

Na noite deste sábado (26), após dias de negociações, os países-membros da União Europeia, os Estados Unidos e o Reino Unido anunciaram que chegaram a um acordo para excluir "alguns bancos russos" do sistema financeiro Swift e para congelar ativos e bens do Banco Central da Rússia.

Lorena Amaro

Mas, o que é o Swift?

Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais - que forma a palavra Swift em inglês: Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication - é um sistema financeiro que permite transações e pagamentos internacionais de maneira padronizada. É muito usado para importações e exportações, pois simplifica todos os processos de compra e venda. Esse é o principal mecanismo de financiamento do mundo, tendo sido criado em 1973 na Bélgica. Atualmente, 11 mil bancos de cerca de 200 países fazem parte do sistema.

Luiza Eiterer

Políticos e bilionários também sofrem

Os ativos do presidente Vladimir Putin detidos na UE, nos EUA e no Reino Unido estão congelados, bem como os do ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e outro políticos. Assim como bilionários, a exemplo de Yury Slyusar, diretor da United Aircraft Corp, e Elena Georgieva, presidente do conselho do Novikombank, um conglomerado de defesa estatal,

Marcos Corrêa/PR

Bancos sentem

Além da remoção de alguns bancos do Swift, o Banco central da Rússia está na mira das potências ocidentais e pode ter seus ativos congelados, além de ser desmotivado como alvo de investimentos.

Reprodução

Empresas

Aéreas são proibidas de operar no espaço aéreo de países selecionados. Companhias de equipamentos de defesa sofrem sanções como proibição de exportações e importação de tecnologia.

Reprodução

Petróleo e gás devem subir

Isso porque a Gazprom, maior empresa de gás natural do mundo, e a Gazprom Neft, uma das maiores produtoras e refinarias de petróleo da Rússia, além da a empresa de oleodutos Transneft e uma das maiores empresas de energia da Rússia, a RusHydro foram alvo de sanções pelos EUA.

AP

Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Juliana Nascimento