Banco Central
Agência Brasil
Banco Central

Empresas também podem fazer a consulta e descobrir se têm dinheiro “esquecido” nos bancos pelo Sistema Valores a Receber (SVR), do Banco Central (BC).

A consulta para saber se há valores a retirar foi liberada na noite de domingo. O BC organizou um calendário, com base no ano de criação da empresa, para o agendamento do resgate do saldo a partir de março.

Estima-se que há cerca de R$ 8 bilhões em instituições financeiras que ainda não foram resgatados por clientes, incluindo empresas e pessoas físicas. A cifra inclui saldos residuais em contas-correntes, por exemplo, ou cobranças indevidas e pode ser consultada em um site exclusivo ( valoresareceber.bcb.gov.br ).

Calendário de agendamento do resgate

O BC escalonou o agendamento de consultas de saldo e resgate em três semanas, com uma data de repescagem. Se ainda assim a empresa perder o prazo, o dinheiro continua disponível para consultas futuras.

Leia Também

As consultas seguirão esta ordem:

  • Empresas criadas antes de 1968: há uma janela de 7/3 a 11/3 para consultar e solicitar o resgate dos recursos. A data de repescagem é 12/3;
  • Empresas criadas entre 1968 e 1983: há uma janela de 14/3 a 18/3 para consultar e solicitar o resgate dos recursos. A data de repescagem é 19/3;
  • Empresas criadas após 1983: há uma janela de 21/3 a 25/3 para consultar e solicitar o resgate dos recursos. A data de repescagem é 26/3.
  • A repescagem vai funcionar no período entre 4h e 24h. Se a empresa perder essas datas poderá consultar ou solicitar o resgate do dinheiro a partir do dia 28 de março.

Site exclusivo

A consulta será feita pelo Sistema de Valores a Receber (SVR), que originalmente ficava no portal do BC. Com a sobrecarga de acesso em janeiro, no entanto, o órgão decidiu criar um site exclusivo. Até agora, R$ 900 mil já foram resgatados. O dinheiro é transferido por Pix.

Além de um novo site, a criação de um log in e senha para acessá-lo também será diferente. O acesso por meio do Registrato não vale mais. Será necessário fazer um cadastro no portal Gov.br.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!