BC: 28 milhões de pessoas têm dinheiro "esquecido" para sacar

Estima-se que há cerca de R$ 8 bilhões em instituições financeiras que ainda não foram resgatados por clientes. A cifra inclui saldos residuais em contas-correntes, por exemplo, ou cobranças indevidas.

A consulta será feita pelo Sistema de Valores a Receber (SVR), que originalmente ficava no portal do BC

Com a sobrecarga de acesso em janeiro, no entanto, o órgão decidiu criar um site exclusivo (valoresareceber.bcb.gov.br). Até agora, R$ 900 mil já foram resgatados. O dinheiro é transferido por Pix. Além de um novo site, a criação de um log in e senha para acessá-lo também será diferente. O acesso por meio do Registrato não vale mais. Será necessário fazer um cadastro no portal Gov.br.

O que é o Sistema de Valores a Receber do Banco Central?

É um sistema de consultas no site do Banco Central que permite a você saber se tem dinheiro a receber de bancos e outras instituições financeiras, por contratos encerrados com saldo ou por cobranças indevidas. Se tiver dinheiro a receber, a consulta mostra a instituição e o valor, além de explicar como solicitar a devolução.

pixbay

Quem tem direito a receber o dinheiro ‘esquecido’ nos bancos?

Contas de depósitos (conta corrente ou conta poupança) encerradas com saldo disponível; Tarifas cobradas indevidamente; Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente. Neste caso, somente os recursos de instituições que assinaram um termo de compromisso com o Banco Central estarão disponíveis; Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito; Recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados; Outras situações que impliquem em valores a devolver reconhecidas pelas instituições.

Fabiano Dias

Qual o site do Banco Central para saber se tem dinheiro 'esquecido'?

O BC criou um site exclusivo para a consulta. É o valoresareceber.bcb.gov.br.

Fernanda Capelli

Posso acessar o sistema com a senha do Registrato?

Não mais. Uma mudança importante é que não será mais possível acessar o sistema com o login Registrato. Por isso, é preciso fazer um cadastro na plataforma Gov.br

Lorena Amaro

E se eu não tiver Pix?

Neste caso, você pode informar seus dados pessoais para que o banco entre em contato com você.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

Posso consultar valores de instituições financeiras falidas?

Não. As normas sobre o Valores a Receber alcançam apenas as entidades supervisionadas pelo Banco Central e, com a decretação de falência, a instituição deixa a esfera de supervisão do BC. Nesses casos, recomendamos buscar as informações na Justiça.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

Posso resgatar valores a receber de outras pessoas?

Pelo atual sistema não. Mas você poderá encaminhar ao BC, via Fale Conosco, a documentação para comprovar que você tem poderes de representação da pessoa e, caso isso se comprove, será encaminhado o relatório com as informações sobre o total de valores a receber e como entrar em contato com o banco.

Lorena Amaro

E se eu solicitar o valor e não receber o dinheiro?

Você poderá entrar em contato com seu banco e perguntar o que aconteceu. Caso o banco não te responda ou não resolva seu problema, você poderá abrir uma reclamação no BC.

Agência Brasil

Saiba consultar

José Cruz/ Agência Brasil