Sem acesso ao PIS/Pasep? Saiba qual pode ser o problema e a solução

Consulta está liberada desde o dia 24 de janeiro

A consulta é feita no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo telefone 158

Os pagamento do PIS começam no dia 8 de fevereiro, e do Pasep no dia 15 de fevereiro. Ao todo serão pagos R$ 20 bilhões para 22 milhões de brasileiros.

Divulgação

Muitos trabalhadores enfrentam dificuldades ao consultar o aplicativo

Isso porque para saber se o trabalhador tem direito ao abono salarial deve se atentar a fatores como requisitos necessários, atualização dos dados dentro da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e no eSocial e número correto do Pis/Pasep.

shutterstock

Como consultar?

Acesse o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital atualizado e clique na aba “Benefícios” e “Abono Salarial”, para verificar o valor, dia e banco de recebimento.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O que pode dar errado?

O Rais (Relação Anual de Informações Sociais) desatualizado pelo empregador impossibilita o pagamento. O prazo para os empregadores fazerem essa atualização foi até o dia 30 de setembro de 2021, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência. O trabalhador pode verificar se as informações estão atualizadas no site da Rais.

MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

O que pode dar errado?

Se o número do Pis/Pasep está incompatível com o número informado pelo empregador ao eSocial ou para a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), o trabalhador também não recebe o abono. Para isso, é preciso entrar no app da carteira de trabalho e acessar a opção “Contratos” para ter acesso aos registros.

Márcia Foletto/Agência O Globo

O que pode dar errado?

Se o número do Pis também não consta na carteira de trabalho digital o trabalhador também não recebe. Para confirmar, precisa verificar seu número do Pis por meio dos aplicativos FGTS, Caixa Trabalhador ou pelo site do CNIS.

Márcia Foletto/Agência O Globo

Veja quem recebe o abono em fevereiro

shutterstock