Seis saques do PIS e quatro do Pasep são liberados neste mês; confira

O que é?

Muito mais que um número. Com o Programa de Integração Social (PIS), o empregado da iniciativa privada tem acesso aos benefícios determinados por lei e ainda colabora para o desenvolvimento das empresas do setor. Por meio da Lei Complementar n° 7/1970, foi criado o Programa de Integração Social (PIS). O programa buscava a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. O pagamento do PIS é de responsabilidade da Caixa​.

MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

E o Pasep?

Paralelamente à criação do PIS, a Lei Complementar n° 8/1970 instituiu o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), com o qual União, Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios contribuíam com o fundo destinado aos empregados do setor público. O pagamento do PASEP é feito pelo Banco do Brasil.​

MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Quem recebe em fevereiro?

Trabalhadores que recebem pela Caixa nascidos de janeiro a junho recebem sua parcela do abono entre o dia 8 e o dia 24 de fevereiro.

Marcelo Camargo / Agência Brasil

E o Pasep?

Já trabalhadores que recebem pelo Banco do Brasil com número de inscrição terminado de 0 a 5 recebem sua parcela do abono entre os dia 15 e 24 de fevereiro.

MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Qual o valor?

O valor do abono salarial varia e pode chegar a até um salário mínimo (R$ 1.212 em 2022) para quem trabalhou 12 meses completos referente ao ano-base 2020. A cada mês com carteira assinada soma-se R$ 101.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Veja como consultar pelo celular

Márcia Foletto/Agência O Globo