O Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP) divulgou nesta quarta-feira (5) o novo calendário para licenciamento de veículos no estado. A partir deste ano, a atualização do documento começará em julho.
Segundo o órgão, a medida se fez necessária para adequar o pagamento do IPVA 2022, que poderá ser parcelado em até cinco vezes. Após a quitação do imposto, os motoristas deverão fazer o licenciamento para manterem o uso do veículo.
Com isso, donos de veículos com placa final 1 e 2 devem atualizar os dados em julho. Aqueles com final 0 deverão fazer o licenciamento apenas em dezembro.
"Nosso objetivo é reduzir os impactos econômicos causados pela pandemia e disponibilizar um prazo maior para que o proprietário do veículo possa realizar o licenciamento somente após efetuar o pagamento do IPVA", disse Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran-SP, em nota.
Para caminhoneiros, o licenciamento passará a ser obrigatório em outubro para placas com os finais de 1 a 4. A atualização para a categoria também deverá se encerrar em dezembro.
Leia Também
Confira o calendário completo
Para veículos
- Julho - Placas final 1 e 2
- Agosto - Placas final 3 e 4
- Setembro - Placas final 5 e 6
- Outubro - Placas final 7 e 8
- Novembro - Placa final 9
- Dezembro - Placa final 0
Para caminhões
- Outubro - Placas final 1, 2, 3 e 4
- Novembro - Placas final 5, 6 e 7
- Dezembro - Placas final 8, 9 e 0
Como pagar
O contribuinte deverá pagar R$ 144,86 pelo licenciamento obrigatório em 2022. O pagamento poderá ser feito por meio de agências bancárias, internet banking ou em postos do Poupatempo.
Os contribuintes podem optar pelo adiantamento do licenciamento após o pagamento do IPVA. Quem não atualizar o CRLV poderá ser multado em R$ 293,47 e receber sete pontos na carteira.
A consulta do documento pode ser feito pelo site do Detran. O motorista também deverá imprimir o documento em papel A4 ou inserir os dados do veículo na Carteira Digital, aplicativo que disponibiliza o CRLV do veículo e a CNH do motorista.