Engenharia e marketing se destacam entre as profissões mais promissoras em 2022
iStock
Engenharia e marketing se destacam entre as profissões mais promissoras em 2022

O ano-novo está prestes a começar e com ele vem a lista de promessas. Uma resolução  comum é mudar de emprego. Pensando nisso, a reportagem ouviu especialistas para saber quais as profissões mais promissoras para 2022 e que dicas seguir para ter êxito na busca pelo tão sonhado trabalho.

De acordo com a Robert Half, o mercado de trabalho vem se transformando a passos largos há alguns anos, e a pandemia ajudou a potencializar esse processo ao máximo. Em seu Guia Salarial 2022, a empresa mapeou as 15 profissões do futuro para que todos fiquem atentos, principalmente os mais jovens, que estão começando a planejar suas carreiras.

Muitas delas já são tendência para o presente, nas áreas de Engenharia, Recursos Humanos, Tecnologia e Vendas e Marketing. Entre as carreiras promissoras apontadas pelo relatório estão piloto de drone, engenheiro de dados e arquiteto de soluções (veja mais detalhes abaixo).

"A transformação digital foi uma máxima do mercado ao longo dos últimos dois anos, e as indústrias, de modo geral, abraçaram os processos de inovação e desenvolvimento. Como resultado, todas as profissões tendência para o futuro absorvem o impacto da tecnologia nas relações de trabalho e demandam amadurecimento na análise de dados, na facilidade na operação de sistemas e no maior entendimento das ferramentas digitais disponíveis", destaca Leonardo Berto, gerente de Operação da Robert Half.

Cláudio Riccioppo, especialista em Recursos Humanos e CEO da Employability, concorda e lista mais algumas áreas que serão destaque no próximo ano, como Enfermagem, Marketing (analista, especialista) e Mídia (mídias sociais com experiência em SEO, marketing digital, inovação, performance). Ele conta, ainda, como se preparar para estar à altura da concorrência pelas oportunidades.

"Busque cursos na área que deseja atuar, podem ser cursos on-line ou presenciais. Há muitos cursos gratuitos que são válidos. Vale lembrar: falar inglês é importante. Além disso, quando conseguir uma vaga se mostre proativo, ágil, que tem confiança no trabalho", pontua.

Carreiras em alta em 2022

Vendas e Marketing

  • Analista "martech"

Responsável por estabelecer a integração entre a Tecnologia e o Marketing, aliando as demandas de Vendas e Marketing da empresa às melhores tecnologias a favor desses setores.

  • Líder de live streaming

Sua função é garantir o bom funcionamento das transmissões ao vivo e coordenar uma equipe dedicada a entregar transmissões de qualidade para o público.

Recursos Humanos

  • Análise de pessoas (People analytics)

Função responsável pelo processo de coleta, análise e geração de insights baseados em dados para a gestão de pessoas em empresas.

  • Gestão de mudanças (Change management)

Tem a função de acompanhar o processo de planejamento e implementação de mudanças na empresa, garantindo que sejam concretas e duradouras.

  • Especialistas em DEI

Responsável pelo planejamento, pela execução e pelo monitoramento de estratégias que tenham como foco a inclusão das pessoas nas empresas.

Leia Também

  • Analista de remuneração e benefícios e treinamento

Responsável pela análise de salários e benefícios dos funcionários da empresa, além de treinamento dos colaboradores.

Engenharia

  • Piloto de drone

Responsável pelo controle da máquina para a produção de imagens e fotos aéreas, inspeções de estruturas, monitoramento agrícola, segurança pública etc.

  • Engenheiro de georreferenciamento

Responsável pelo mapeamento de imóveis rurais, definindo sua área e sua posição geográfica, o que inclui a criação de curvas de nível, diagnósticos locais e desenvolvimento de relatórios.

  • Engenheiro de dados

Responsável por gerenciar e monitorar a captação, o armazenamento e a distribuição de dados em toda a empresa.

  • Engenheiro de inovação 

Responsável pela criação de novas soluções de produtos ou processos, complexas ou simples, para ganho de produtividade.

Tecnologia

  • Desenvolvedor front-end

Responsável pela experiência do usuário em páginas web, tendo a função desenhar e desenvolver as páginas com as quais o usuário final vai interagir.

  • Desenvolvedor full stack

Responsável por desenvolver as funcionalidades dos sistemas, atuando tanto criação de códigos para a execução das funções de uma aplicação web.

  • "Hacker do bem" ou pentester

Profissional encarregado de conduzir testes de segurança em uma infraestrutura para prevenir invasões e exposições de dados.

  • Arquiteto de soluções

Responsável pelo desenvolvimento, pela adequação e pela integração de novas soluções personalizadas aos processos já existentes nas organizações.

  • Especialista em machine learning 

Função é o desenvolvimento de cálculos, a simulação de cenários de decisão e a avaliação periódica dos resultados gerados por esses sistemas.

Veja as dicas para ter sucesso na busca

  1. Conheça as profissões com a maior oferta de vagas e verifique quais são os requisitos para exercer os cargos disponíveis.
  2. Especialize-se. Busque cursos na área que deseja atuar. Há ofertas de cursos on-line e gratuitos.
  3. Não espere a oportunidade “cair do céu”. Demonstre interesse. Deixe claro que está motivado.- Quando surgir a perspectiva de uma vaga, procure saber detalhes do trabalho a ser realizado.
  4. Prepare-se. Leia sobre a empresa antes da entrevista.
  5. Apresente seu currículo personalizado e adequado para a empresa e a vaga. Não inclua informações que não serão relevantes para a vaga a que está se candidatando.
  6. Não desanime se não for chamado para a entrevista ou mesmo para ocupar a oportunidade que disputou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!