Como saber se o valor da aposentadoria está correto?

Está em dúvida quanto ao seu benefício? O iG te ajuda! Aprenda a calcular quanto você deve receber do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Confira se o valor está correto

Você deve conferir se o valor da sua aposentadoria está correto assim que recebe a carta de concessão do INSS. No documento, que também pode ser encontrado pelo site ou aplicativo "Meu INSS", é possível ter acesso ao tipo de aposentadoria, ao valor e a qual dia o benefício será pago. Além disso, ele traz a lista de salários considerados no cálculo, o índice de correção e o valor corrigido.

Fernanda Capelli

Se estiver em dúvida, não saque o benefício

Se você estiver com dúvidas quanto ao valor da sua aposentadoria, não saque o benefício antes de conferir o cálculo. O mesmo vale para o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e para a cota do PIS (Programa de Integração Social).

FreePik

O que fazer?

Com a carta em mãos, observe primeiro se todos os meses trabalhados foram lançados no documento e compare com as anotações da carteiras de trabalho e com os carnês de contribuição ao INSS. Confira se os valores dos salários são iguais aos que recebia na época.

Luciano Rocha

Como calcular?

Veja como é feito o cálculo dos diferentes tipos de aposentadoria e as principais mudanças com a reforma da Previdência, em vigor desde novembro de 2019.

FreePik

Reforma da Previdência

Antes de mais nada, é importante lembrar que a reforma da Previdência mudou as regras para se aposentar. Agora, as mulheres precisam ter idade mínima de 61 anos em 2021 e pelo menos 15 anos de contribuição. Os homens, por sua vez, precisam ter, no mínimo, 65 anos e 20 anos de contribuição.

Fernanda Capelli

Aposentadoria especial

Antes da reforma da Previdência: o cálculo era feito a partir da média salarial dos 80% maiores salários desde julho de 1994. Também somava-se 1% para cada ano completo de trabalho a partir dos 15 anos de contribuição. Depois da reforma: o trabalhador passou a receber 60% da média de todo período contributivo (não há mais o descarte dos menores salários) + 2% para cada ano de contribuição acima de 15 anos para as mulheres e acima de 20 anos para os homens.

Wikimedia Commons

Aposentadoria por idade

Antes da reforma: o valor do benefício correspondia a 70% da média dos 80% maiores salários e acrescentava-se 1% para cada ano de contribuição. Para receber 100% da média, era preciso ter pelo menos 30 anos de contribuição. Depois da reforma: o valor da aposentadoria corresponde a 60% da média de todos os salários com acréscimo de 2% para cada ano de contribuição acima de 20 anos para os homens e de 15 anos para as mulheres.

MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Aposentadoria por tempo de contribuição

A reforma da Previdência acabou com a aposentadoria por tempo de contribuição. Antes dela, o valor do benefício era equivalente à média dos 80% maiores salários de contribuição multiplicada pelo chamado "fator previdenciário". Agora, as pessoas que já estavam inseridas no mercado de trabalho na ocasião em que ela entrou em vigor são submetidas a regras de transição.

FreePik

Dá para somar tempo de trabalho no campo e na cidade para aposentar?

Wikimedia Commons