Não sabe quanto cobrar pelo seu trabalho? Veja dicas

Cobrar um preço justo é sempre um desafio para quem trabalha como autônomo. Gastos com matéria-prima e com fornecedores, tempo perdido e, às vezes, despesas com transporte e maquinário devem ser levados em conta na hora de precificar o seu trabalho.

Preço X Valor

Antes de pensar em quanto cobrar, é sempre importante lembrar da diferença entre preço e valor. O preço é definido pelo mercado, enquanto o valor leva em conta as qualidades do produto ou do serviço e qual será o diferencial dele para os consumidores.

FreePik

Coloque todos os gastos na ponta do lápis

Todas as despesas precisam ser consideradas na hora de definir quanto custa alguma coisa. Mas não vale levar em conta apenas os gastos com matéria-prima palpável. Aluguel, água, luz e internet são elementos que também são necessários para o processo produtivo.

FreePik

Pesquise os preços de seus concorrentes

Uma forma de saber se o que você oferece está abaixo ou acima do mercado é pesquisando quanto os seus concorrentes cobram pelo mesmo produto ou serviço. Esse pode ser um ótimo parâmetro para você.

FreePik

Calcule o tempo perdido para a realização do trabalho

Valorize o tempo que você gasta para realizar as atividades.

FreePik

Não tenha medo de dizer o quanto cobra

Não tenha vergonha de dizer aos clientes quando você cobra pelo seu trabalho. É sempre importante reconhecer seu esforço.

Fernanda Capelli

E o lucro?

Descontados os gastos com matéria-prima, fornecedores, aluguel, água, luz e internet, não se esqueça de deixar uma porcentagem como lucro. Afinal, você também tem outras contas para pagar e precisa desse dinheiro para viver, né?

Lorena Amaro

Não tenho experiência profissional; o que pôr no currículo?

FreePik