Não tenho experiência profissional; o que pôr no currículo?

Quando você ainda é um estudante e está iniciando a carreira, vale de tudo para se destacar para aquela vaga e chamar a atenção dos recrutadores. Veja algumas sugestões do que colocar no seu currículo se você ainda não tem experiência profissional.

Projetos de extensão

Os projetos de extensão proporcionam que os alunos tenham contato com a sua área de atuação, trabalhem em equipe e desenvolvam competências importantes para o mercado de trabalho. Eles também demonstram esforço e compromisso, uma vez que nem sempre são remunerados. O mesmo vale para atléticas, empresas juniores, comissões de formatura, entre outros.

FreePik

Trabalho voluntário

O trabalho voluntário pode ser um diferencial para o seu currículo. Além de demonstrar que você adquiriu experiência, ele também sinaliza que você é uma pessoa com empatia e generosidade — habilidades interpessoais cada vez mais valorizadas pelo mercado.

FreePik

Cursos

Cursos podem ser outro diferencial para o seu currículo e te colocar na frente de outros candidatos. Eles fazem a diferença porque indicam que você tem uma bagagem a mais de conhecimento que pode ser útil, inclusive, para aquela empresa.

FreePik

Projetos pessoais

Também é possível adicionar projetos pessoais, como hobbies, blogs e criação de conteúdo para as redes sociais, ao seu currículo. Coloque tudo o que você já tiver feito e que possa ser relevante para a sua carreira.

FreePik

Destaques acadêmicos

Se destacou em alguma olimpíada científica ou recebeu um prêmio da escola ou da faculdade? Não deixe de incluir isso também.

FreePik

Idiomas

Aprender novos idiomas pode ser muito útil para diversas profissões. Às vezes, a vaga exige que o candidato saiba se comunicar em uma outra língua e use isso durante as suas atividades. Mas não vale mentir!

FreePik

5 coisas para não se fazer em uma entrevista de emprego

FreePik