Auxílio Brasil pode suspender benefício devido a revisões cadastrais contínuas
Famílias passarão por periódicas verificações no Cadastro Único; caso informações não atendam os requisitos, auxílio poderá ser cancelado
As famílias que estão aptas a receber o Auxílio Brasil precisarão passar por revisões cadastrais periodicamente. Caso as informações fornecidas não atendam os critérios, seu benefício poderá ser suspenso ou cancelado.
Segundo o programa, as avaliações passarão por três categorias: Averiguações cadastrais, revisões cadastrais e revisões de elegibilidade.
As avaliações cadastrais serão uma averiguação periódica que informará ao Cadastro Único (CadÚnico) se o beneficiário possui as condições de elegibilidade para receber o auxílio. Nele, as famílias saberão se estão na lista de qualificação para receber o pagamento do benefício.
Na revisão cadastral, a família será convocadas para uma reavaliação - caso esteja a mais de dois anos sem atualizações no sistema do CadÚnico - e terá de informar suas condições socioeconômicas.
A revisão de elegibilidade verificará as informações fornecidas e, caso atenda aos requisitos, o pagamento será realizado. As verificações serão realizadas mensalmente e serão compostas por renda e composição familiar. Caso o registro seja excluído do CadÚnico, o beneficiário deixará de receber o auxílio, segundo informações do G1.
Há, ainda, a possibilidade de recurso em caso de suspensão ou cancelamento do Auxílio. O prazo para entrar com a interposição será de 30 dias, contados a partir da primeira tentativa de saque do beneficiário.