Black Friday: 5 dicas para evitar armadilhas e saber se o produto realmente está na promoção

O mundo inteiro está ansioso pela chegada da Black Friday, no próximo dia 26 de novembro. Mas, para se dar bem com as promoções, os consumidores precisam ficar atentos na hora de fazer as compras. Confira algumas dicas para isso...

Use comparadores de preços

Ao se deparar com uma oferta, é normal queremos comprar o produto por impulso. Mas o ideal mesmo é comparar os preços em diversas lojas para poder realmente encontrar a opção mais vantajosa. É aí que entram as ferramentas comparadoras de preços, que podem facilitar esse trabalho para você. Entre as plataformas mais populares que oferecem esse serviço estão o Zoom, o Buscapé e o Google Shopping.

Reprodução

Compare o histórico de preços

Para saber se o produto realmente está na promoção ou apenas se encontra pela "metade do dobro", uma dica valiosa é comparar o histórico de preços. Os próprios comparadores oferecem esse recurso na forma de gráficos, que exibem a variação nos valores nos últimos 30 dias ou mais.

FreePik

Verifique as condições de pagamento

Uma outra dica para evitar cair na "Black Fraude" é verificar as condições de pagamento do produto desejado. Às vezes, o preço até está, sim, mais barato, mas, acaba voltando ao valor não promocional ou ficando mais caro para quem opta pelo parcelamento. Também é importante estar atento às taxas de juros.

Pixabay

Atenção ao frete

Essa dica é muito semelhante à anterior. Consulte o prazo e o valor do frete, antes de comprar o seu produto na Black Friday. Às vezes, o desconto pode não valer a pena, dependendo de quanto é cobrado pela entrega.

FreePik

Consulte a reputação da loja

Antes de sair comprando alguma coisa por aí, é importante sempre consultar a reputação da loja para saber se ela é confiável. Mesmo estabelecimentos bastante conhecidos podem causar dor de cabeça aos consumidores. Por isso, vale a pena conferir o que outras pessoas pensam sobre eles. Uma boa opção é checar o site do Reclame Aqui ou do Procon.

Reprodução%3A ACidade ON

Confira 5 direitos do consumidor ao comprar produtos na Black Friday

Lorena Amaro