TCU suspende licitação da Aeronáutica por suspeita de irregularidades

Segundo investigadores, certame foi direcionado para vitória de uma empresa para fornecimento de equipamentos de tecnologia

TCU acredita que certame foi direcionado para favorecer uma única empresa
Foto: Divulgação
TCU acredita que certame foi direcionado para favorecer uma única empresa

O Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu, na quarta-feira (17), um processo de licitação da Aeronáutica para compra de equipamentos de tecnologia por suspeita de favorecimento para uma das concorrentes. A informação foi publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo .

Segundo o tribunal, a Aeronáutica teria exigido marcas específicas para as máquinas, o que teria elevado o preço da concorrência e reduzido o número de empresas participantes no certame.

Para o TCU, a licitação teria sido direcionada para a Tamandaré Technology, empresa que já prestou servidos à Aeronáutica pelo menos 3 vezes entre 2007 e 2011. Segundo os técnicos do tribunal, a Tamandaré receberia R$ 27,5 milhões para o fornecimento dos equipamentos.

No pregão, a FAB solicitava 65 equipamentos, sendo que 59 seriam direcionados ao Estado-Maior da Aeronáutica (Emaer) e 6 para a NAV Brasil, estatal criada pelo governo Bolsonaro em 2020.

Os investigadores devem dar prosseguimento a análise do processo nas próximas semanas. Tanto a Aeronáutica quanto a Tamandaré Technology têm 15 dias para prestar esclarecimentos sobre as suspeitas.