Fernando Bezerra Coelho é o relator da PEC dos Precatórios no Senado
Reprodução/Twitter
Fernando Bezerra Coelho é o relator da PEC dos Precatórios no Senado

Relator da PEC dos Precatórios, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), afirmou nesta quarta-feira (17) que o esforço para a aprovação da proposta "não é para atender reajuste de servidores, e sim os mais pobres do Brasil". Bezerra falou sobre o assunto após nova rodada de negociações com parlamentares para viabilizar a votação da proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na próxima semana.

"Eu acho muito difícil [conceder reajuste aos servidores]. Nós estamos ainda no início das análises da peça orçamentária do ano que vem e tem muito pouco espaço para atender tantas demandas. Têm demandas de reforçar investimentos em áreas sensíveis, importantes, como habitação, estradas, recursos hídricos, irrigação. E tem certamente a demanda que parte dos servidores públicos federais de reajuste de salário", disse.

"O cobertor está muito curto e acredito que todo esforço que estamos fazendo agora não é para atender reajuste de servidores. O esforço que estamos fazendo agora é para atender os mais pobres do Brasil que estão sofrendo", completa Bezerra.

Segundo Bezerra, o governo está disposto a atender a uma das demandas dos senadores para que o Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família, seja permanente. Ele também aceitou deixar mais claro no texto que o intuito da PEC é viabilizar o novo programa social.  

Leia Também

Ainda de acordo com o líder do governo, há um entendimento com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para que a proposta seja pautada no dia 30 de novembro em plenário, no início da semana de esforço concentrado para deliberações presenciais.

Ontem, faltando pouco mais de dez meses para a eleição de 2022, o presidente Jair Bolsonaro prometeu que dará um reajuste salarial para os servidores públicos federais caso a PEC dos Precatórios seja aprovada pelo Congresso Nacional. De acordo com Bolsonaro, a medida beneficiaria "todos" os funcionários públicos, "sem exceção".

"A inflação chegou a dois dígitos, então conversei com (o ministro da Economia) Paulo Guedes. Em passando a PEC dos Precatórios, tem que ter um pequeno espaço para dar algum reajuste. Não é o que eles merecem, mas é o que nós podemos dar. Todos os servidores federais, sem exceção", disse Bolsonaro, após participar de um evento no Bahrein.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!