Está com nome sujo? Veja as consequências

Ter o nome sujo não é um problema incomum entre os brasileiros. Um simples descuido nas contas do mês pode fazer com que alguém entre para a lista de pessoas com CPF negativado. Entenda o que isso te impede de fazer e confira se este é o seu caso.

Conseguir um empréstimo

Pessoas com nome sujo podem encontrar dificuldades para conseguir a aprovação do banco e de outras instituições financeiras na hora de pedir um empréstimo. Ainda assim, já existem empresas que oferecem essa opção para negativados. Nesses casos, é preciso tomar cuidado com golpes e com os juros.

FreePik

Fazer financiamentos de imóveis, carros ou quaisquer outros bens

Negativados também podem ter sua solicitação negada na hora de pedir um financiamento de um imóvel ou de um carro, por exemplo. Apesar disso, ainda é possível receber um "sim", caso haja um bom relacionamento entre o comprador e a empresa. Também é necessário ficar atento às taxas de juros.

Fernanda Capelli

Alugar um imóvel

Não há nada na legislação que impeça uma pessoa com nome sujo de alugar um imóvel. No entanto, o locatário e a imobiliária têm a liberdade de escolher fechar ou não o contrato.

FreePik

Abrir uma conta corrente ou adquirir um novo cartão de crédito

Alguns bancos podem impedir que pessoas negativadas abram uma conta corrente ou adquiram um novo cartão de crédito. No caso de pessoas que já possuam uma conta bancária, a instituição financeira também pode bloquear o cheque especial e cancelar a emissão de novos talões.

Juros Baixos

Posso ser contratado mesmo com o nome sujo?

Sim. Com exceção das instituições financeiras, nenhuma outra empresa pode deixar de contratar um funcionário por ter o nome sujo. Isso é considerado discriminação e é proibido por lei.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Como saber se meu nome está sujo?

Fernanda Capelli