As unidades “home-based” (baseadas em casa) subiram sua participação de 7,1% para 10,3% no saldo, de janeiro a março deste ano
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As unidades “home-based” (baseadas em casa) subiram sua participação de 7,1% para 10,3% no saldo, de janeiro a março deste ano

A pandemia de Covid-19 prejudicou negócios por todo o país, que precisaram fechar seus pontos físicos ou abrir em horários e com regras mais restritas a fim de contribuir para diminuir a circulação do vírus. Quem trabalhava dentro de casa, no entanto, sentiu um menor impacto na rotina. Não à toa no mercado de franquias, as unidades “home-based” (baseadas em casa) subiram sua participação de 7,1% para 10,3% no saldo, de janeiro a março deste ano — última pesquisa divulgada. E o modelo, que já era uma tendência, atraiu ainda mais gente.

"O mercado já via o crescimento desse sistema de trabalhos que exime o empreendedor dos custos de um escritório e em geral funciona com um número menor de empregados. Então, com a pandemia, essas franquias tomaram ainda mais propósito, em função da aceleração do home office. Percebemos que cresceu o número até de ofertas de franquias home-based. Na Feira do Franchising que faremos no Rio em novembro, temos 10% das marcas presentes neste formato", explica Beto Filho, diretor da Associação Brasileira de Franchising (ABF) Rio.

Os custos reduzidos permitem que um franqueado comece a operar com investimento a partir de R$ 2.500. E as condições devem se tornar mais acessíveis em breve. Segundo Beto Filho, a ABF e o Governo do Estado do Rio firmaram parceria para o lançamento de uma linha de financiamento exclusiva para quem quer abrir uma unidade de franquia em casa ou uma microfranquia.

Para Beto, as condições especiais serão possíveis graças ao funcionamento do sistema de franquias:

"Há marcas consolidadas junto com cada novo empreendedor, e elas capacitam para a operação. O risco é baixo. E com esse incentivo, o Estado movimenta a economia, ocupando a mão de obra e a qualificando."

Foi devido a esse suporte que Cláudia Rodrigues, de 46 anos, decidiu abrir uma franquia quando foi demitida, ano passado. Engenheira de Segurança do Trabalho, ela se sentiu confortável para embarcar numa área nova: vendendo canecas com caricaturas pela Caricanecas:

"Eu queria empreender, mas sempre trabalhei com carteira assinada, então precisava de um suporte para começar. Da rede eu tive apoio para gestão, e ainda conto com o desenhista. Quando recebo a caricatura é que monto as artes."

Como escolher um projeto para invesir?

A franquia “home-based” não deve ser escolhida para ter mais conforto ou conciliar as tarefas com atividades pessoais, alerta Ana Vecchi, especialista em franchising e CEO da Ana Vecchi Business Consulting.

"Durante a pandemia, a gente viu funcionário de empresa que trabalhava presencialmente ter desafios para se adaptar. Tinha cama desarrumada, criança chorando ao redor... eles puderam ficar mais à vontade. O dono de uma franquia “home based”, não. O local de onde ele trabalha tem que ser como uma loja ou um escritório."

Além do capital disponível para investir numa franquia, Ana Vecci recomenda levar em consideração o gosto e os interesses na hora de escolher em qual negócio entrar:

"A maior parte das franquias “home-based” faz prestação de serviço. O interessado tem que fazer análise de quais são os segmentos com os quais ele se identifica, como se vê trabalhando e o que o motiva não como consumidor, mas como empresário."

Conheça opções

- Monitorias Reforço Escolar

A rede oferece reforço escolar e aulas particulares por meio de uma plataforma online que reúne mais de 7 mil professores parceiros cadastrados em sua base.

Investimento inicial: a partir de R$ 7.990.

Prazo de retorno: 5 a 7 meses.

Contato: www.monitorias.com.br.

- Gigatron Franchising

A rede é especializada em produtos e serviços dentro da área de Tecnologia da Informação, especialmente no que se refere a softwares.

Investimento inicial: R$ 2.500.

Prazo de retorno: 1 a 12 meses.

Contato: www.gigatron.com.br.

- Paper Pão

A rede é especializada em publicidade e propaganda em embalagens. Cada saquinho pode conter até 32 anunciantes e o franqueado lucra com a venda dos espaços publicitários e nos anúncios são veiculados por tiragem (a partir de 10 mil exemplares cada).

Investimento inicial: R$ 4.500.

Prazo de retorno: 3 a 8 meses.

Contato: www.paperpao.com.br.

- Foccus Cegonhas

Franquia de caminhões-cegonha do país que atende a nível nacional. No Home Based, o franqueado opera em casa e cuida de toda a parte comercial, atendendo diretamente ao consumidor final a partir do software de gestão próprio da marca.

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Investimento inicial: R$ 10 mil.

Prazo de retorno: 6 meses.

Contato: https://foccuscegonhas.com.br/seja-um-franqueado/.

- JRX Galasse Seguros

Franquia de corretora de seguro.

Investimento inicial: A partir de R$ 9 mil.

Prazo de retorno: 6 a 8 meses.

Contato: www.jrxgalasseseguros.com.br.

- Acquazero

Rede mineira especializada em limpeza ecológica automotiva.

Investimento inicial: R$ 23.600.

Prazo de retorno: R$ 3 a 6 meses.

Contato: www.acquazero.com.

- Blue Sol Energia Solar

O franqueado deve se dedicar ao relacionamento com clientes, frente comercial e administração do negócio. A franqueadora, por sua vez, fica responsável pela engenharia e desenvolvimento de projeto, instalação dos sistemas de energia solar fotovoltaica, homologação e conexão à rede elétrica.

Investimento inicial: até R$ 25 mil.

Prazo de retorno: 4 meses.

Contato: franquia@bluesol.com.br.

- RHF Talentos

Franquia de agência de Recursos Humanos.

Investimento inicial: R$ 9.900.

Prazo de retorno: 3 a 6 meses.

Contato: www.rhf.com.br.

- Mazze Semi Joias

Na rede de franquias de semijoias, cada franqueado recebe um site exclusivo já com todos os produtos da Mazze cadastrados. A principal função de cada franqueado é: divulgar sua franquia e realizar vendas.

Investimento inicial: R$ 9 mil.

Prazo de retorno: 8 a 16 meses.

Contato: https://franquiamazze.com.br.

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