Problemas no Cnis? Saiba como resolvê-los

Um dos principais documentos utilizados para solicitar a aposentadoria ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Por isso, é importante mantê-lo sempre atualizado.

Dados pessoais errados

Há situações em que dados como nome completo, RG ou CPF estão errados no Cnis. Informações erradas ou incompletas podem fazer com que o benefício não seja concedido.

Pixabay

Existência de mais de um Cnis

Podem haver casos em que o trabalhador possua mais de um NIT (Número de Identificação do Trabalhador) ou PIS (Programa de Integração Social). Assim, será preciso pedir a unificação dos dados.

Fernanda Capelli

Contrato de trabalho que não consta no sistema

Alguns vínculos trabalhistas, principalmente os mais antigos, podem não constar no Cnis. Neste caso, o empregado pode comprovar que trabalhou num certo período por meio da carteira de trabalho ou procurar a Justiça para ter o reconhecimento do vínculo.

Agência Brasil

Diferença no valor dos salários

Esse problema acontece quando os vencimentos informados no sistema não condizem com aqueles que o trabalhador de fato recebeu. É importante que esses dados estejam corretos porque é a partir deles que o INSS calcula e analisa a concessão do benefício.

Fernanda Capelli

Erro ou ausência de datas de admissão/demissão

Nessas situações, o tempo de contribuição é calculado de forma errônea. Dados completos e corretos agilizam a concessão do benefício de aposentadoria.

Fernanda Capelli

Não reconhecimento de contribuições individuais

As pessoas que contribuem por carnê e cujos recolhimentos não estão no Cnis devem solicitar um requerimento para averbação, apresentando o carnê pago para que o tempo seja incluído. Por isso, é importante guardar todos os carnês pagos.

Fernanda Capelli

Como pedir a retificação dos dados do Cnis?

Para pedir a retificação dos dados, o segurado deve ligar no telefone 135. Após a solicitação, será aberta uma tarefa no site ou aplicativo "Meu INSS" para envio dos documentos comprobatórios. É preciso ficar atento ao prazo dado pelo INSS e enviar a documentação dentro desse período.

Luciano Rocha

Quais documentos enviar?

Carteira de trabalho; documentos pessoais (RG, CPF ou outro documento com foto); cópia de processo trabalhista; guia da Previdência Social (quando não foi reconhecida a contribuição individual); documentos que comprovem vínculo e comprovante de período em trabalho rural, menor aprendiz e alistamento militar.

Pixabay

Quer saber como consultar o Cnis?