Meu INSS: veja como consultar o Extrato de Contribuição (CNIS)

O que é Extrato de Contribuição (CNIS)?

O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), também chamado de "Extrato CNIS", "Extrato de Contribuição" ou "Extrato Previdenciário”, é um banco de dados do governo federal que reúne todas os vínculos empregatícios e previdenciários dos trabalhadores. Nele, é possível encontrar informações como o nome do empregador, o período trabalhado e a remuneração recebida, além das contribuições realizadas em Guia da Previdência Social (GPS).

Reprodução%3A iG Minas Gerais

Para que serve o CNIS?

O CNIS serve como uma espécie de prova de contribuição à Previdência Social. Assim, se os dados inscritos nele estiverem corretos, não será necessário apresentar nenhum outro documento na hora de requerer um benefício do INSS.

Jana Pêssoa/Setas

Como consultar o CNIS pela internet?

O CNIS pode ser consultado através do site ou do aplicativo "Meu INSS". Caso você já possua uma conta, basta fazer o seu login. Se não, clique em "Cadastrar senha". Em seguida, acesse a aba "Crie sua conta gov.br". Opte por uma das formas de acesso, como CPF, por exemplo. Informe os dados necessários e concorde com os "Termos de uso". Marque o campo "Não sou um robô" e clique nas imagens solicitadas, depois em "Pular" e "Avançar". Confirme suas informações a partir das perguntas do site. Escolha receber o código de ativação da conta por e-mail ou SMS e use o código recebido. Crie uma senha para começar a utilizar os serviços do portal.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

E depois?

Faça o login no "Meu INSS". Clique em "Extrato de Contribuição (CNIS)". Também é possível optar pela versão completa, com as remunerações de cada empresa ou a versão resumida, apenas com os registros empregatícios.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

Como consultar o CNIS pessoalmente?

O CNIS também pode ser consultado pessoalmente nas agências do INSS ou da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Os correntistas podem consultar o extrato no caixa eletrônico ou nos serviços oferecidos pela internet, através da opção “Previdência Social”, no Banco do Brasil, e “Extrato Previdenciário” na Caixa.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

Veja também como consultar consignado pelo aplicativo "Meu INSS"