O Pix vem batendo recorde de transações, sendo um dos meios de pagamento mais utilizados do momento. Há quatro tipos de chaves, sendo que uma delas é o número de telefone. Mas ao trocar de chip, o que fazer com o número antigo cadastrado no banco? Abaixo, vou te explicar qual ação deve ser tomada para evitar problemas.
A chave Pix é uma espécie de "endereço" para a sua conta, da mesma forma que o RG identifica uma pessoa. Ao cadastrar seu CPF, por exemplo, você não precisa se preocupar com mudanças, afinal, esse documento é inalterável.
No entanto, se a chave for seu número de celular, existe um procedimento que deve ser feito após a comprar de um novo chip. Mas antes de explicar o que fazer, é preciso esclarecer o que acontece caso mantenha cadastrada a linha antiga.
A principal questão é que a operadora pode repassar esse número para outra pessoa. Isso é um problema porque, se o novo proprietário cadastrar a linha como chave Pix, o antigo dono vai perder o acesso. Dessa forma, os pagamentos e transferências irão cair na conta de outra pessoa.
Leia Também
O que fazer?
A maneira mais simples de resolver esse "problema" é avisando seus contatos, amigos e clientes que sua chave Pix mudou, enviando para eles o novo número e deixando bem claro que o antigo não é válido.
Após avisá-los, é extremamente importante excluir a chave do banco cadastrado. Assim, você garante que nenhuma conta ficará atrelada ao seu antigo número caso a operadora decida repassá-lo. Aqui no Tecnoblog , já mostramos como excluir ou fazer a portabilidade de chaves Pix.
Quando a exclusão for feita, acredito que você vai querer cadastrar seu novo número, não é mesmo? Felizmente, esse procedimento é bem simples e rápido. Para realizá-lo, recomendo que leia nosso tutorial que explica como cadastrar seu Pix com segurança no banco e aplicativos.
Pronto, agora você já sabe o que fazer com a chave Pix ao trocar o número de celular.