STF recebe pedido de impeachment contra Paulo Guedes

Apesar da coincidência de datas, justificativa não tem relação com offshore no Caribe

Foto: Edu Andrade/ ME
STF recebe pedido de impeachment contra Guedes

Um pedido de impeachment contra o ministro da Economia, Paulo Guedes, será protocolado nesta quinta-feira (7) no Supremo Tribunal Federal (STF) por mais de 200 entidades mobilizadas por meio da Coalizão Direitos Valem Mais. As informações são da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo .

Apesar da coincidência de datas, a tentativa do processo de impeachment não está relacionada à offshore que Guedes mantém no Caribe . A justificativa é de que o ministro teria cometido crimes de responsabilidade diante da pandemia da Covid-19.

Isso porque, segundo as entidades, Paulo Guedes teria falhado ao não incluir no Orçamento deste ano recursos para o combate ao novo coronavírus. Das 600 mil mortes causadas pela doença no país, 65% aconteceram em 2021.

Para a coalizão, as ações de Guedes e de sua equipe econômica refletem a aposta do governo federal na chamada "imunidade de rebanho" - quando há uma quantidade significativa de pessoas imunes ao vírus, de forma a interromper a transmissão comunitária.

O aumento da desigualdade no país seria outro motivo para o pedido de impeachment. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, o Brasil ocupava o nono lugar entre os países mais desiguais do mundo.

No documento, as entidades também consideraram “discriminatórias” as declarações do ministro de que o dólar alto seria bom porque "até empregadas dométicas estavam indo para a Disneylândia, nos Estados Unidos" .

Por fim, o auxílio emergencial também é tratado como um problema na gestão do Ministério da Economia - primeiro porque o plano inicial era de que o benefício fosse de R$ 200 e, segundo, graças à suspensão temporária do pagamento em outubro do ano passado.